Ativos intangíveis e estrutura de capital : a influência das marcas e patentes sobre o endividamento
By: KAYO, Eduardo Kazuo.
Contributor(s): TEH, Chang Chuan | BASSO, Leonardo Fernando Cruz.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Abril/Maio/Junho 2006RA - USP Revista de Administração 41, 2, p. 158-168Abstract: No que diz respeito à teoria de estrutura de capital, uma questão ainda permanece em aberto: existe uma estrutura ótima de capital? Em caso afirmativo, o que determina essa estrutura? A literatura financeira lista uma série de váriáveis que influenciariam essa estrutura. Estudos recentes indicam que os gastos com pesquisas e desenvolvimento (P&D) e propaganda e publicidade exercem influência importante sobre o endividamento, o que sugere que a estrutura de capital também pode sofrer a influência dos ativos intangíveis. O objetivo principal neste artigo é analisar a relação entre a estrutura de capital e as variáveis representativas de ativos intangíveis (quantidade de patentes, tempo médio de vida das patentes e quantidade de marcas). Os resultados indicam uma influência negativa e estatistiamente significante das patentes sobre o nível de endividamento das empresas analisadas. Esses resultados corroboram a hipótese de que as empresas intensivas em inovação apresentam níveis mais baixo de endividamentoNo que diz respeito à teoria de estrutura de capital, uma questão ainda permanece em aberto: existe uma estrutura ótima de capital? Em caso afirmativo, o que determina essa estrutura? A literatura financeira lista uma série de váriáveis que influenciariam essa estrutura. Estudos recentes indicam que os gastos com pesquisas e desenvolvimento (P&D) e propaganda e publicidade exercem influência importante sobre o endividamento, o que sugere que a estrutura de capital também pode sofrer a influência dos ativos intangíveis. O objetivo principal neste artigo é analisar a relação entre a estrutura de capital e as variáveis representativas de ativos intangíveis (quantidade de patentes, tempo médio de vida das patentes e quantidade de marcas). Os resultados indicam uma influência negativa e estatistiamente significante das patentes sobre o nível de endividamento das empresas analisadas. Esses resultados corroboram a hipótese de que as empresas intensivas em inovação apresentam níveis mais baixo de endividamento
RA USP Abril Maio Junho 2006
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