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Administração da produção artesanal em empresa cooperativa : o caso da Copala

By: CAMPOS, Maria da Luz Góis.
Contributor(s): LOPES, Elienete Luisa.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Abril/Maio/Junho 2006RA - USP Revista de Administração 41, 2, p. 208-216Abstract: O objetivo neste trabalho é analisar a administração da produção artesanal em empresa cooperativa, por meio dos elementos estruturais e infra-estruturais da estratégia de produção desenvolvida por esse tipo de organização. Para a consecução desse objetivo, tomou-se por base o estudo do caso da Cooperativa dos Produtores Artesanias do Rio Grande do Norte (Copala). O modelo de análise proposto resultou da adoção de modelo definido no âmbito da disciplina da Gestão da Produção e tem como fator crítico a Estratégia de Produção. Aborda-se o conceito de empresa cooperativa definida a partir do pensamento arizmendiano e apresenta-se a administração da produção conceitualmente, evidenciando os elemnetos da estratégia de produção e utilizando um referencial analítico fundamentado, principalmente, nos estudos de Davis et al.(2001). O estudo do caso apresenta evidências de que a Cooperativa tem sido capaz de adotar várias ações estratégicas, o que a torna mais competitiva em seu processo produtivo, favorecendo sua permanência no mercado capitalista. Uma dessas é a adoção do acompanhamento às exigências do consumidor por meio da flexibilidade na introdução de novos modelos, que tem se constituído em um determinado tipo de modernização do produto
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O objetivo neste trabalho é analisar a administração da produção artesanal em empresa cooperativa, por meio dos elementos estruturais e infra-estruturais da estratégia de produção desenvolvida por esse tipo de organização. Para a consecução desse objetivo, tomou-se por base o estudo do caso da Cooperativa dos Produtores Artesanias do Rio Grande do Norte (Copala). O modelo de análise proposto resultou da adoção de modelo definido no âmbito da disciplina da Gestão da Produção e tem como fator crítico a Estratégia de Produção. Aborda-se o conceito de empresa cooperativa definida a partir do pensamento arizmendiano e apresenta-se a administração da produção conceitualmente, evidenciando os elemnetos da estratégia de produção e utilizando um referencial analítico fundamentado, principalmente, nos estudos de Davis et al.(2001). O estudo do caso apresenta evidências de que a Cooperativa tem sido capaz de adotar várias ações estratégicas, o que a torna mais competitiva em seu processo produtivo, favorecendo sua permanência no mercado capitalista. Uma dessas é a adoção do acompanhamento às exigências do consumidor por meio da flexibilidade na introdução de novos modelos, que tem se constituído em um determinado tipo de modernização do produto

RA USP Abril Maio Junho 2006

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