Gestão ambiental nas empresas líderes do setor de telecomunicações no Brasil
By: POLIZELLI, Demerval Luiz.
Contributor(s): PETRONI, Liége Mariel | KRUGLIANSKAS, Isak.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Outubro/Novembro/Dezembro 2005Subject(s): competitividadeRA - USP Revista de Administração 40, 4, p. 309-320Abstract: Neste trabalho, discute-se como as novas visões de gestão de recursos ambientais estão sendo aprendidas pela alta gestão de cinco empresas líderes de telecomunicações no Brasil e se elas estão contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável. Aborda-se, também, como as relações entre os processos de inovação sistêmicos e a gestão socioambiental propriamente dita envolvem o conhecimento como importante variável de competição estratégica entre as empresas no ambiente de negócio globalizado em que atuam. A metodologia tem por base uma amostra exploratória, qualitativa e não-probabilística realizada em cinco empresas do setor. Combina-se a aplicação da tipologia dos paradigmas de gestão ambiental com a pesquisa de campo. Analisa-se em que termos as práticas de gestão ambiental das empresas pesquisadas estão sendo implementadas como instrumento estratégico de competição em relação às principais tendências internacionais. A pesquisa revelou que as ações voltadas para o meio ambiente têm origem em legislação ambiental, certificação (ISO 14.000) e iniciativas isoladas ao redor de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O cenário aqui apresentado demonstrou perspectiva de avanço no comportamento das empresas estudadas ao serem elas capazes de articular esforços isolados, com o início de uma postura mais integrada em relação às suas preocupações ambientais, conforme se pode detectar em seus planejamentos estratégicos. Contudo, ao mesmo tempo, elas mostram-se carentes de alguns instrumentos de intervenção, como o marketing ambientalNeste trabalho, discute-se como as novas visões de gestão de recursos ambientais estão sendo aprendidas pela alta gestão de cinco empresas líderes de telecomunicações no Brasil e se elas estão contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável. Aborda-se, também, como as relações entre os processos de inovação sistêmicos e a gestão socioambiental propriamente dita envolvem o conhecimento como importante variável de competição estratégica entre as empresas no ambiente de negócio globalizado em que atuam. A metodologia tem por base uma amostra exploratória, qualitativa e não-probabilística realizada em cinco empresas do setor. Combina-se a aplicação da tipologia dos paradigmas de gestão ambiental com a pesquisa de campo. Analisa-se em que termos as práticas de gestão ambiental das empresas pesquisadas estão sendo implementadas como instrumento estratégico de competição em relação às principais tendências internacionais. A pesquisa revelou que as ações voltadas para o meio ambiente têm origem em legislação ambiental, certificação (ISO 14.000) e iniciativas isoladas ao redor de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O cenário aqui apresentado demonstrou perspectiva de avanço no comportamento das empresas estudadas ao serem elas capazes de articular esforços isolados, com o início de uma postura mais integrada em relação às suas preocupações ambientais, conforme se pode detectar em seus planejamentos estratégicos. Contudo, ao mesmo tempo, elas mostram-se carentes de alguns instrumentos de intervenção, como o marketing ambiental
RA USP Outubro Novembro Dezembro 2005
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