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Estresse ocupacional de docentes do ensino superior

By: PAIVA, Kely César Martins de.
Contributor(s): SARAIVA, Luiz Alex Silva.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Abril/Maio/Junho 2005RA - USP Revista de Administração 40, 2, p. 145-158Abstract: As atividades docentes de nível superior têm passado por transformações que alteram tanto o seu significado para os professores como os aspectos relacionados à saúde dos indivíduos. Propôs-se, neste estudo, a analisar o docente de ensino superior em relação a variáveis de estresse ocupacional, ressaltando aspectos relativos a situação de trabalho e saúde mental. Procedeu-se a uma pesquisa de enfoques quantitativo e qualitativo, que abordou 170 professores de três instituições de ensino superior (um centro universitário privado, uma universidade confessional privada e uma universidade pública federal) situadas em Belo Horizonte. Os dados cole¬tados, via questionários e entrevistas, indicam níveis de estresse ocupacional satisfatórios (baixos), independentemente do tipo de dedicação às atividades acadêmicas. Entretanto, há indícios de que tendem a confirmar o histórico de pesquisas sobre o tema, de níveis de estresse mais elevados do que os apresentados, o que compromete a saúde mental dos professores. Este estudo trata de uma categoria profissional pouco investigada no Brasil, aborda questões da atividade docente objetivando maior compreensão das suas variáveis e apresenta, no final, recomendações de cunho acadêmico tanto às instituições de ensino quanto aos professores
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As atividades docentes de nível superior têm passado por transformações que alteram tanto o seu significado para os professores como os aspectos relacionados à saúde dos indivíduos. Propôs-se, neste estudo, a analisar o docente de ensino superior em relação a variáveis de estresse ocupacional, ressaltando aspectos relativos a situação de trabalho e saúde mental. Procedeu-se a uma pesquisa de enfoques quantitativo e qualitativo, que abordou 170 professores de três instituições de ensino superior (um centro universitário privado, uma universidade confessional privada e uma universidade pública federal) situadas em Belo Horizonte. Os dados cole¬tados, via questionários e entrevistas, indicam níveis de estresse ocupacional satisfatórios (baixos), independentemente do tipo de dedicação às atividades acadêmicas. Entretanto, há indícios de que tendem a confirmar o histórico de pesquisas sobre o tema, de níveis de estresse mais elevados do que os apresentados, o que compromete a saúde mental dos professores. Este estudo trata de uma categoria profissional pouco investigada no Brasil, aborda questões da atividade docente objetivando maior compreensão das suas variáveis e apresenta, no final, recomendações de cunho acadêmico tanto às instituições de ensino quanto aos professores

RA USP Abril Maio Junho 2005

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