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A guerra entre comprados e vendidos no mercado de opções de compra da Bolsa de Valores de São Paulo

By: SANVICENTE, Antonio Zoratto.
Contributor(s): MONTEIRO, Rogério da Costa.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Janeiro/Fevereiro/Março 2005RA-USP Revista de Administração 40, 1, p. 34-43Abstract: Neste artigo, examina-se a validade da alegação comum de que, nas datas de vencimento de opções, a formação de preços de ações subjacentes é distorcida pelos esforços de comprados e vendidos para empurrar tais preços na direção que lhes interessa. Usaram-se dados intradiários, observados minuto a minuto, tanto para preços quanto para volumes físicos negociados de ações preferenciais da Telemar e suas opções de compra, com a ajuda de um modelo de equações simultâneas estimado por mínimos quadrados de três estágios, para testar a validade da alegação. Os resultados indicam que parece haver indícios do chamado “efeito de pressão sobre preços”, e que a alegação parece ter fundamento. Isso significa que, nessas datas, a formação de preços de ações não é inteiramente racional e eficiente, o que contradiz a maioria dos estudos semelhantes efetuados nos mercados de outros países e reportados na literatura
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Neste artigo, examina-se a validade da alegação comum de que, nas datas de vencimento de opções, a formação de preços de ações subjacentes é distorcida pelos esforços de comprados e vendidos para empurrar tais preços na direção que lhes interessa. Usaram-se dados intradiários, observados minuto a minuto, tanto para preços quanto para volumes físicos negociados de ações preferenciais da Telemar e suas opções de compra, com a ajuda de um modelo de equações simultâneas estimado por mínimos quadrados de três estágios, para testar a validade da alegação. Os resultados indicam que parece haver indícios do chamado “efeito de pressão sobre preços”, e que a alegação parece ter fundamento. Isso significa que, nessas datas, a formação de preços de ações não é inteiramente racional e eficiente, o que contradiz a maioria dos estudos semelhantes efetuados nos mercados de outros países e reportados na literatura

RA USP Janeiro Fevereiro Março 2005

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