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Ambiente de aprendizagem e cultura em organizações : estudo de caso em organização militar

By: GUIMARÃES, Tomás de Aquino.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Julho/Agosto/Setembro 2004Subject(s): Aprendizagem Organizacional | Comportamento OrganizacionalRA-USP Revista de Administração 39, 3, p. 231-241Abstract: Neste artigo, apresentam-se os principais resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar a natureza do ambiente de aprendizagem organizacional existente em um órgão do Exército Brasileiro. No marco conceitual exploram-se os construtos aprendizagem e cultura em organizações e tem-se como pressuposto que existe uma relação de interdependência entre ambos, na medida em que se influenciam mutuamente. Foram entrevistados 20 militares, dos quais 17 oficiais e três praças, com base em roteiro semi-estruturado, no qual foram explorados seis fatores, dentre os indicados pela literatura como facilitadores da aprendizagem em organizações: Visão Compartilhada; Relacionamento, Comunicação e Trabalho em Equipe; Ação Monitorada; Visão Sistêmica; Fluxo das Informações; e Receptividade à Inovação. Os resultados sugerem que, em termos gerais, o ambiente de aprendizagem da organização pesquisada mantém a cultura burocrática, típica de organizações militares. Identificaram-se, por outro lado, algumas práticas de gestão, como a formação de grupos de trabalho interdisciplinares e a realização de encontros de integração, visando à abordagem sistêmica na solução de problemas organizacionais
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Neste artigo, apresentam-se os principais resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar a natureza do ambiente de aprendizagem organizacional existente em um órgão do Exército Brasileiro. No marco conceitual exploram-se os construtos aprendizagem e cultura em organizações e tem-se como pressuposto que existe uma relação de interdependência entre ambos, na medida em que se influenciam mutuamente. Foram entrevistados 20 militares, dos quais 17 oficiais e três praças, com base em roteiro semi-estruturado, no qual foram explorados seis fatores, dentre os indicados pela literatura como facilitadores da aprendizagem em organizações: Visão Compartilhada; Relacionamento, Comunicação e Trabalho em Equipe; Ação Monitorada; Visão Sistêmica; Fluxo das Informações; e Receptividade à Inovação. Os resultados sugerem que, em termos gerais, o ambiente de aprendizagem da organização pesquisada mantém a cultura burocrática, típica de organizações militares. Identificaram-se, por outro lado, algumas práticas de gestão, como a formação de grupos de trabalho interdisciplinares e a realização de encontros de integração, visando à abordagem sistêmica na solução de problemas organizacionais

RA USP Julho Agosto Setembro 2004

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