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Inventário de perfis de valores organizacionais

By: OLIVEIRA, Aurea de Fátima.
Contributor(s): TAMAYO, Alvaro.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Abril/Maio/Junho 2004RA-USP Revista de Administração 39, 2, p. 129-140Abstract: No presente estudo, teve-se por objetivo construir e validar uma medida da percepção dos valores organizacionais, tomando como base teórica os tipos motivacionais de valores propostos por Schwartz. A amostra foi composta por 833 empregados de organizações públicas e privadas, com no mínimo três meses de trabalho, sendo 52% do sexo masculino. Os dados foram submetidos à análise fatorial com rotação oblíqua. O valor do KMO de 0,95 indicou a adequação do uso dessa técnica. Os resultados mostraram ser o instrumento de natureza multifatorial, com 48 itens. A estrutura fatorial é composta por oito fatores: Realização, Conformidade, Domínio, Prestígio Organizacional, Bem-estar do Empregado, Tradição, Autonomia e Preocupação com a Coletividade. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,75 a 0,86. Comparativamente, os tipos motivacionais estão representados na estrutura fatorial, com exceção de Segurança. O uso do instrumento é recomendado na identificação do perfil dos valores organizacionais, na realização de diagnóstico e planejamento de processos de mudança
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No presente estudo, teve-se por objetivo construir e validar uma medida da percepção dos valores organizacionais, tomando como base teórica os tipos motivacionais de valores propostos por Schwartz. A amostra foi composta por 833 empregados de organizações públicas e privadas, com no mínimo três meses de trabalho, sendo 52% do sexo masculino. Os dados foram submetidos à análise fatorial com rotação oblíqua. O valor do KMO de 0,95 indicou a adequação do uso dessa técnica. Os resultados mostraram ser o instrumento de natureza multifatorial, com 48 itens. A estrutura fatorial é composta por oito fatores: Realização, Conformidade, Domínio, Prestígio Organizacional, Bem-estar do Empregado, Tradição, Autonomia e Preocupação com a Coletividade. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,75 a 0,86. Comparativamente, os tipos motivacionais estão representados na estrutura fatorial, com exceção de Segurança. O uso do instrumento é recomendado na identificação do perfil dos valores organizacionais, na realização de diagnóstico e planejamento de processos de mudança

RA USP Abril Maio Junho 2004

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