Perfis de empresas varejistas quanto à adoção de práticas de responsabilidade social
By: Pereira, Danielle Ramos de Miranda.
Contributor(s): PINTO, Marcelo de Rezende.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Abril/Maio/Junho 2004Subject(s): responsabilidade socialRA-USP Revista de Administração 39, 2, p. 153-163Abstract: Nos últimos anos, o interesse dos administradores pelo tema responsabilidade social das empresas tem crescido substancialmente. Estudos estão sendo realizados com o objetivo de identificar o comportamento das empresas quanto à adoção de práticas de responsabilidade social. Neste trabalho, apresenta-se um delineamento de perfis de empresas varejistas de Belo Horizonte quanto à adoção de práticas de responsabilidade social, e a distribuição dessas empresas segundo os seus estágios de atuação social. A pesquisa foi baseada em estudos desenvolvidos por Maignan e Ferrell (2001), utilizando-se do modelo de Archie Carroll para o desempenho social corporativo. Os dados foram analisados com a utilização do método de Grade of Membership (GoM) e os resultados indicaram a caracterização de três perfis de empresas médio, alto e baixo. A maioria das empresas (65,87%) apresentou características mais próximas aos perfis de médio e baixo estágios de adoção de práticas de responsabilidade socialNos últimos anos, o interesse dos administradores pelo tema responsabilidade social das empresas tem crescido substancialmente. Estudos estão sendo realizados com o objetivo de identificar o comportamento das empresas quanto à adoção de práticas de responsabilidade social. Neste trabalho, apresenta-se um delineamento de perfis de empresas varejistas de Belo Horizonte quanto à adoção de práticas de responsabilidade social, e a distribuição dessas empresas segundo os seus estágios de atuação social. A pesquisa foi baseada em estudos desenvolvidos por Maignan e Ferrell (2001), utilizando-se do modelo de Archie Carroll para o desempenho social corporativo. Os dados foram analisados com a utilização do método de Grade of Membership (GoM) e os resultados indicaram a caracterização de três perfis de empresas médio, alto e baixo. A maioria das empresas (65,87%) apresentou características mais próximas aos perfis de médio e baixo estágios de adoção de práticas de responsabilidade social
RA USP Abril Maio Junho 2004
There are no comments for this item.