Avaliação de treinamento : análise da literatura e agenda de pesquisa
By: Abbad, Gardênia
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Contributor(s): Pilati, Ronaldo
| PANTOJA, Maria Júlia
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Neste artigo, apresenta-se uma revisão de literatura na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com enfoque em avaliação de treinamento. Para tanto, foram analisadas publicações sobre o tema, no período de 1998 a 2001, presentes nas bases de dados do Web of Science, Proquest, PsycInfo, EBSCO e Biblioteca Virtual do Conselho Federal de Psicologia. Os resultados das pesquisas publicadas em âmbito nacional, obtidas por meio de delineamentos correlacionais, e realizadas em organizações e amostras diversificadas, encontraram resultados similares aos estudos publicados no exterior, em que a variável suporte gerencial e social à transferência emergiu como principal fator explicativo de impacto do treinamento no trabalho. As últimas revisões nacionais e internacionais apresentam uma visão otimista do campo de T&D, atribuindo o status de ciência a essa área, uma vez que os modelos de avaliação desenvolvidos e testados nas últimas décadas atestam a construção de uma teoria consistente sobre os efeitos do treinamento no desempenho humano. Embora a área de T&D tenha apresentado esses progressos, constata-se, para que maiores avanços possam ocorrer na área, ser necessário: utilizar modelos de análise multinível, para estudar os processos verticais e horizontais que expliquem os resultados do treinamento; eliminar confusões teórico-conceituais relacionadas às definições das variáveis componentes dos modelos de investigação; examinar a validade convergente das medidas utilizadas, de modo a garantir maior generalidade aos resultados; analisar cuidadosamente treinamentos a distância, por meio de estudos científicos que identifiquem variáveis explicativas de seus resultados
RA USP Julho Agosto Setembro 2003
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