Os conceitos de eficácia operacional e estratégia propostos por Porter : fundamentos econômicos e análise crítica
By: HEXSEL, Astor Eugênio.
Contributor(s): HENKIN, Hélio.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Julho/Agosto/Setembro 2003Subject(s): teoria econômicaRA-USP Revista de Administração 38, 3, p. 254259Abstract: Neste artigo, discute-se os conceitos de Estratégia e de Eficácia Operacional propostos por Porter (1996) à luz da Teoria Econômica. Desenvolver uma oferta diferente da dos concorrentes é o elemento central da estratégia, o que possibilitaria taxas de lucratividade superiores. A Eficácia Operacional é a capacidade de desenvolver, com base em técnicas gerenciais, as atividades de forma melhor do que os competidores. Todavia, à medida que as técnicas se di-fundem, as empresas passam a ser similares. Sob a ótica da Teoria Econômica, isso significa que a estrutura de mercado tende a perder a sua força oligopolista pela similaridade gradativa das empresas. Da mesma forma, a homogeneização dos produtos pode ser in-terpretada como uma ampliação da elasticidade da curva de demanda. O que Porter não observa, entretanto, é que alcançar uma posição diferenciada não depende só da empresa, mas também da situação de maior ou menor heterogeneidade do mercadoNeste artigo, discute-se os conceitos de Estratégia e de Eficácia Operacional propostos por Porter (1996) à luz da Teoria Econômica. Desenvolver uma oferta diferente da dos concorrentes é o elemento central da estratégia, o que possibilitaria taxas de lucratividade superiores. A Eficácia Operacional é a capacidade de desenvolver, com base em técnicas gerenciais, as atividades de forma melhor do que os competidores. Todavia, à medida que as técnicas se di-fundem, as empresas passam a ser similares. Sob a ótica da Teoria Econômica, isso significa que a estrutura de mercado tende a perder a sua força oligopolista pela similaridade gradativa das empresas. Da mesma forma, a homogeneização dos produtos pode ser in-terpretada como uma ampliação da elasticidade da curva de demanda. O que Porter não observa, entretanto, é que alcançar uma posição diferenciada não depende só da empresa, mas também da situação de maior ou menor heterogeneidade do mercado
RA USP Julho Agosto Setembro 2003
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