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Fixação de preços em lojas de conveniência : estudo da influência da concentração varejista

By: VANCE, Patricia de Salles.
Contributor(s): ANGELO, Claudio Felisoni de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA_-USP, Janeiro/Fevereiro/Março 2003RA-USP Revista de Administração 38, 1, p. 25-36Abstract: O propósito neste artigo foi identificar se a estrutura de mercado, mais especificamente o grau de concentração, influencia o nível de preços fixado nas lojas de conveniência. A abordagem teórica teve por base o paradigma estrutura-conduta-desempenho da Teoria Abstract: de Organização Industrial e em pesquisa empírica. A amostra Abstract: consistiu de lojas de conveniência localizadas no município do Rio de Janeiro. Foram testadas duas hipóteses de influência do grau de concentração sobre os preços das lojas de conveniência. As análises tiveram por base a posição dos preços individuais e o valor nominal Abstract: de uma cesta de produtos. Mostra-se que os preços dos produtos das lojas de conveniência tendem a ser afetados pela distância de grandes varejistas, mas não pelo tipo deles (supermercados e hipermercados). Os resultados do estudo sinalizaram que as lojas de conveniência possuem algum poder de mercado associado à distância de grandes varejistas e que elas tendem a atuar como seguidoras de preços
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O propósito neste artigo foi identificar se a estrutura de mercado, mais especificamente o grau de concentração, influencia o nível de preços fixado nas lojas de conveniência. A abordagem teórica teve por base o paradigma estrutura-conduta-desempenho da Teoria

de Organização Industrial e em pesquisa empírica. A amostra

consistiu de lojas de conveniência localizadas no município do Rio de Janeiro. Foram testadas duas hipóteses de influência do grau de concentração sobre os preços das lojas de conveniência. As análises tiveram por base a posição dos preços individuais e o valor nominal

de uma cesta de produtos. Mostra-se que os preços dos produtos das lojas de conveniência tendem a ser afetados pela distância de grandes varejistas, mas não pelo tipo deles (supermercados e hipermercados). Os resultados do estudo sinalizaram que as lojas de conveniência possuem algum poder de mercado associado à distância de grandes varejistas e que elas tendem a atuar como seguidoras de preços

RA USP Janeiro Fevereiro Março 2003

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