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A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência : um estudo exploratório na cidade de São Paulo

By: MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov.
Contributor(s): ROSSI, George Bedinelli.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Janeiro/Fevereiro/Março 2003RA-USP Revista de Administração 38, 1, p. 46-57Abstract: Neste artigo, pretende-se elucidar se o fator ecológico pode ser considerado uma ferramenta mercadológica, indo ao encontro das necessidades dos consumidores a serem satisfeitas. Apresenta-se um estudo exploratório que teve como intuito investigar se o meio ambiente é um dos fatores levados em consideração pelos consumidores quando decidem suas compras de bens de conveniência. Os resultados desse estudo indicam que o meio ambiente não é uma variável presente nas decisões de compra, não Abstract: constituindo, portanto, elemento de agregação de valor aos produtos no sentido de satisfazer às necessidades dos consumidores, sobretudo pelo fato de eles não terem informação suficiente para tal. Apesar disso, sugerem que o investimento empresarial em gestão ambiental e no lançamento de produtos ecologicamente corretos poderá transformar-se, no futuro, em vantagem competitiva, pois Abstract: tanto o conhecimento sobre as questões ambientais quanto as Abstract: atitudes positivas em relação à preservação ambiental já estão presentes nos consumidores
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Neste artigo, pretende-se elucidar se o fator ecológico pode ser considerado uma ferramenta mercadológica, indo ao encontro das necessidades dos consumidores a serem satisfeitas. Apresenta-se um estudo exploratório que teve como intuito investigar se o meio ambiente é um dos fatores levados em consideração pelos consumidores quando decidem suas compras de bens de conveniência. Os resultados desse estudo indicam que o meio ambiente não é uma variável presente nas decisões de compra, não

constituindo, portanto, elemento de agregação de valor aos produtos no sentido de satisfazer às necessidades dos consumidores, sobretudo pelo fato de eles não terem informação suficiente para tal. Apesar disso, sugerem que o investimento empresarial em gestão ambiental e no lançamento de produtos ecologicamente corretos poderá transformar-se, no futuro, em vantagem competitiva, pois

tanto o conhecimento sobre as questões ambientais quanto as

atitudes positivas em relação à preservação ambiental já estão presentes nos consumidores

RA USP Janeiro Fevereiro Março 2003

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