Escolas de governo européias reformam o ensino e voltam-se à Europa / por Claudia Asazu. --
By: Asazu, Claudia.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2006Description: p. 427-437.Subject(s): Escola de Governo | Reforma do Ensino | EuropaOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público Ano 57, n.3, p. 427-437, Jul/Set 2006Summary: As principais escolas nacionais de governo da Europa encontram-se hoje em processo de transformação. Nas agendas de mudança, ressaltam-se a “europeização” da formação e o reforço no ensino de liderança. É o caso da ENA – Ecole Nationale d’Administration, que oferece cursos de formação inicial e continuada aos servidores que compõem a chamada “alta função pública” da França. As críticas lançadas à tradicional escola – “francesa, parisiense, tecnocrática e elitista demais” – tiveram impacto no resultado da reforma. Um terço do período de formação inicial passou a ser dedicado ao estudo da Europa, o campus foi transferido de Paris a Strasbourg, a formação teórica é hoje alternada com a realização de estágios e os concursos passaram a ser abertos a um público não apenas puramente acadêmico.As principais escolas nacionais de governo da Europa encontram-se hoje em processo de transformação. Nas agendas de mudança, ressaltam-se a “europeização” da formação e o reforço no ensino de liderança. É o caso da ENA – Ecole Nationale d’Administration, que oferece cursos de formação inicial e continuada aos servidores que compõem a chamada “alta função pública” da França. As críticas lançadas à tradicional escola – “francesa, parisiense, tecnocrática e elitista demais” – tiveram impacto no resultado da reforma. Um terço do período de formação inicial passou a ser dedicado ao estudo da Europa, o campus foi transferido de Paris a Strasbourg, a formação teórica é hoje alternada com a realização de estágios e os concursos passaram a ser abertos a um público não apenas puramente acadêmico.
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