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Estratégia após o modernismo : recuperando a prática

By: WHITTINGTON, Richard.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FGV, Out. /Dez. 2004Subject(s): Sociologia | Administração Estratégica | Modernização AdministrativaOnline resources: Acesso RAE Revista de Administração de Empresas 44, 4, p. 44-3Abstract: Este artigo identifica uma oportunidade para os pesquisadores europeus desenvolverem um programa de pesquisa para a estratégia "após o modernismo" mais direcionado à prática. Agora, os vínculos intelectuais da estratégia com a imparcialidade modernista e com a teoria econômica podem ser diluídos. A estratégia pode se basear também em recursos da sociologia para se engajar mais firmemente na concepção de estratégia como prática social. Este artigo delineia elementos de uma agenda dupla para a pesquisa em estratégia após o modernismo: primeiro, uma agenda sociológica preocupada em compreender as elites da estratégia, suas habilidades e tecnologias, e suas implicações para a sociedade como um todo; segundo, uma agenda gerencial que transformará essa compreensão sociológica em vantagens para a prática nos seguintes termos: como os administradores se tornam estrategistas, como as habilidades estratégicas são adquiridas e como as tecnologias estratégicas podem ser mais bem desenhadas e bem utilizadas. O artigo considera as implicações para métodos de pesquisa e para a tradição mintzberguiana em estratégia
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Este artigo identifica uma oportunidade para os pesquisadores europeus desenvolverem um programa de pesquisa para a estratégia "após o modernismo" mais direcionado à prática. Agora, os vínculos intelectuais da estratégia com a imparcialidade modernista e com a teoria econômica podem ser diluídos. A estratégia pode se basear também em recursos da sociologia para se engajar mais firmemente na concepção de estratégia como prática social. Este artigo delineia elementos de uma agenda dupla para a pesquisa em estratégia após o modernismo: primeiro, uma agenda sociológica preocupada em compreender as elites da estratégia, suas habilidades e tecnologias, e suas implicações para a sociedade como um todo; segundo, uma agenda gerencial que transformará essa compreensão sociológica em vantagens para a prática nos seguintes termos: como os administradores se tornam estrategistas, como as habilidades estratégicas são adquiridas e como as tecnologias estratégicas podem ser mais bem desenhadas e bem utilizadas. O artigo considera as implicações para métodos de pesquisa e para a tradição mintzberguiana em estratégia

RAE Outubro a Dezembro 2004

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