Programas de crédito dirigido ao setor industrial no Brasil e nos países do leste da Ásia : uma apostagem por meio da nova economia institucional
By: ARAÚJO, Nilton Clóvis Machado de.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : IPEA, jun./dez. 2004Online resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 27, p. 141-172Abstract: Este trabalho trata dos mecanismos institucionais envolvidos nos programas de crédito dirigido implementados no Brasil, por meio do Sistema Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), durante os anos 1970 e 1980. O texto adota a perspectiva da Nova Economia Institucional, na linha de trabalhos anteriores que analisaram programas desse tipo nos países do leste da Ásia, em particular na Coréia do Sul e no Japão. A análise do caso brasileiro indica que se buscou criar um mercado de capitais quase-interno, envolvendo Estado e setor privado, visando suprir as deficiências dos mercados de capitais privados, de forma semelhante ao que teria ocorrido nos países do leste da Ásia. O estudo sugere, no entanto, que os resultados obtidos no caso brasileiro se mostraram inferiores aos observados nestes países, no que diz respeito à capacidade do arranjo institucional criado para reduzir os problemas de informação típicos dos mercados financeirosEste trabalho trata dos mecanismos institucionais envolvidos nos programas de crédito dirigido implementados no Brasil, por meio do Sistema Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), durante os anos 1970 e 1980. O texto adota a perspectiva da Nova Economia Institucional, na linha de trabalhos anteriores que analisaram programas desse tipo nos países do leste da Ásia, em particular na Coréia do Sul e no Japão. A análise do caso brasileiro indica que se buscou criar um mercado de capitais quase-interno, envolvendo Estado e setor privado, visando suprir as deficiências dos mercados de capitais privados, de forma semelhante ao que teria ocorrido nos países do leste da Ásia. O estudo sugere, no entanto, que os resultados obtidos no caso brasileiro se mostraram inferiores aos observados nestes países, no que diz respeito à capacidade do arranjo institucional criado para reduzir os problemas de informação típicos dos mercados financeiros
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