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Programas de crédito dirigido ao setor industrial no Brasil e nos países do leste da Ásia : uma apostagem por meio da nova economia institucional

By: ARAÚJO, Nilton Clóvis Machado de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, jun./dez. 2004Online resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 27, p. 141-172Abstract: Este trabalho trata dos mecanismos institucionais envolvidos nos programas de crédito dirigido implementados no Brasil, por meio do Sistema Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), durante os anos 1970 e 1980. O texto adota a perspectiva da Nova Economia Institucional, na linha de trabalhos anteriores que analisaram programas desse tipo nos países do leste da Ásia, em particular na Coréia do Sul e no Japão. A análise do caso brasileiro indica que se buscou criar um mercado de capitais quase-interno, envolvendo Estado e setor privado, visando suprir as deficiências dos mercados de capitais privados, de forma semelhante ao que teria ocorrido nos países do leste da Ásia. O estudo sugere, no entanto, que os resultados obtidos no caso brasileiro se mostraram inferiores aos observados nestes países, no que diz respeito à capacidade do arranjo institucional criado para reduzir os problemas de informação típicos dos mercados financeiros
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Este trabalho trata dos mecanismos institucionais envolvidos nos programas de crédito dirigido implementados no Brasil, por meio do Sistema Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), durante os anos 1970 e 1980. O texto adota a perspectiva da Nova Economia Institucional, na linha de trabalhos anteriores que analisaram programas desse tipo nos países do leste da Ásia, em particular na Coréia do Sul e no Japão. A análise do caso brasileiro indica que se buscou criar um mercado de capitais quase-interno, envolvendo Estado e setor privado, visando suprir as deficiências dos mercados de capitais privados, de forma semelhante ao que teria ocorrido nos países do leste da Ásia. O estudo sugere, no entanto, que os resultados obtidos no caso brasileiro se mostraram inferiores aos observados nestes países, no que diz respeito à capacidade do arranjo institucional criado para reduzir os problemas de informação típicos dos mercados financeiros

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