A formação de mestres em administração : por onde caminhamos
By: FESTINALLI, Rosane Calgaro.
Material type: ArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, Out. /Dez. 2005O&S : Organizações & Sociedade 35, 12, p. 135-150Abstract: Observação de estudos que apresentam dados sobre o destino profissional dos egressos dos programas de mestrado mostra que a pós-graduação stricto sensu no Brasil acadou privilegiando a formação de profissionais que atuam no setor produtivo, em detrimento da academia. Partindo dessa constatação, este artigo busca discutir o papel da pós-graduação e a dicotomia existente, ou seja, a formação acadêmica e a formação para o mercado. No desenvolvimento do trabalho, a primeira parte apresenta uma discussão sobre a formação de docentes e sobre a formação de profissionais para as empresas. Na ssegunda parte é relatado o histórico da pós-graduação no Brasil; e emseguida, é descrita a flexibilização da pós-graduação stricto sensu que permitiu a criação do mestrado profissinal. Na conclusão são apresentadas algumas contradições do sistema, as quais podem ser explicadas a partirda leitura dos documentos oficiais, que tanto na criação do mestrado acadêmico, quanto na criação do mestrado profissional e na avaliação realizada pela Capes, não diferenciam a formação para o mercado e a formação para a academiaObservação de estudos que apresentam dados sobre o destino profissional dos egressos dos programas de mestrado mostra que a pós-graduação stricto sensu no Brasil acadou privilegiando a formação de profissionais que atuam no setor produtivo, em detrimento da academia. Partindo dessa constatação, este artigo busca discutir o papel da pós-graduação e a dicotomia existente, ou seja, a formação acadêmica e a formação para o mercado. No desenvolvimento do trabalho, a primeira parte apresenta uma discussão sobre a formação de docentes e sobre a formação de profissionais para as empresas. Na ssegunda parte é relatado o histórico da pós-graduação no Brasil; e emseguida, é descrita a flexibilização da pós-graduação stricto sensu que permitiu a criação do mestrado profissinal. Na conclusão são apresentadas algumas contradições do sistema, as quais podem ser explicadas a partirda leitura dos documentos oficiais, que tanto na criação do mestrado acadêmico, quanto na criação do mestrado profissional e na avaliação realizada pela Capes, não diferenciam a formação para o mercado e a formação para a academia
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