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Disposição a pagar em projetos de restauração do patrimônio histórico-cultural no Brasil

By: TAFNER, Paulo.
Contributor(s): LOBÃO, Waldyr J.A | CARVALHO, Márcia Marques | BORGES, Fernanda Gabriela.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, Dezembro 2003Online resources: Acesso Pesquisa e Planejamento Econômico : PPE 33, 3, p. 515-540Abstract: A utilização do método de avaliação contingente em problemas de mensuração econômica tem ganho muita popularidade nas duas últimas décadas, em situações em que o preço é uma variável nãoobservável. Nessas situações, são construídos modelos paramétricos ou não-paramétricos para estimar esse parâmetro e testar hipóteses de interesse. Neste estudo, a metodologia de avaliação contingente foi utilizada para estimar os valores médio e mediano que os indivíduos de nossa população, representados por chefes de família com rendimento superior a seis salários mínimos (SM), estariam dispostos a pagar pela recuperação do patrimônio histórico nacional, especificamente pela recuperação e preservação de prédios, edifícios, ruas, praças, parques e outras infra-estruturas em sete diferentes centros históricos do país. Com essa finalidade, uma pesquisa de campo foi realizada em três municípios brasileiros representativos do total de municípios, e o valor da disposição a pagar (DAP) foi estimado por meio de três diferentes modelos. Os resultados revelam a existência de valoração diferenciada por parte dos entrevistados, indicando nítida hierarquia entre os diferentes projetos
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A utilização do método de avaliação contingente em problemas de mensuração econômica tem ganho muita popularidade nas duas últimas décadas, em situações em que o preço é uma variável nãoobservável. Nessas situações, são construídos modelos paramétricos ou não-paramétricos para estimar esse parâmetro e testar hipóteses de interesse. Neste estudo, a metodologia de avaliação contingente foi utilizada para estimar os valores médio e mediano que os indivíduos de nossa população, representados por chefes de família com rendimento superior a seis salários mínimos (SM), estariam dispostos a pagar pela recuperação do patrimônio histórico nacional, especificamente pela recuperação e preservação de prédios, edifícios, ruas, praças, parques e outras infra-estruturas em sete diferentes centros históricos do país. Com essa finalidade, uma pesquisa de campo foi realizada em três municípios brasileiros representativos do total de municípios, e o valor da disposição a pagar (DAP) foi estimado por meio de três diferentes modelos. Os resultados revelam a existência de valoração diferenciada por parte dos entrevistados, indicando nítida hierarquia entre os diferentes projetos

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