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Formação de preços no transporte de carga

By: CASTRO, Newton de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, Abril 2003Online resources: Acesso Pesquisa e Planejamento Econômico : PPE 33, 1, p. 167-189Abstract: Este artigo visa analisar os preços praticados em serviços de transporte de carga, no Brasil. A análise é efetuada por segmento representativo — tipo de carga, distância de transporte e modalidade — e abrange uma discussão da estrutura tarifária das empresas do subsetor rodoviário, por segmento relevante, tais como carga fracionada e carga inteira, e a estimação de funções de frete para três modais representativos, de forma a permitir a análise das relações entre o frete e as características operacionais dos serviços. Os resultados obtidos confirmam as referências teóricas de que os valores de frete tendem a apresentar uma ampla margem de variação, mesmo quando a competição força as tarifas a se alinhar com os custos marginais de longo prazo. Sendo o rodoviário o modal dominante em praticamente todo o território nacional, os demais modais ocupam nichos específicos, tarifando de acordo com as possibilidades permitidas pela demanda e pela concorrência intermodal. No tocante aos atributos operacionais, como distância e preço do óleo diesel, constataram-se não-linearidades e efeitos cruzados significativos, o que enfatiza as implicações para a política dos preços públicos de óleo diesel e de pedágios
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Este artigo visa analisar os preços praticados em serviços de transporte de carga, no Brasil. A análise é efetuada por segmento representativo — tipo de carga, distância de transporte e modalidade — e abrange uma discussão da estrutura tarifária das empresas do subsetor rodoviário, por segmento relevante, tais como carga fracionada e carga inteira, e a estimação de funções de frete para três modais representativos, de forma a permitir a análise das relações entre o frete e as características operacionais dos serviços. Os resultados obtidos confirmam as referências teóricas de que os valores de frete tendem a apresentar uma ampla margem de variação, mesmo quando a competição força as tarifas a se alinhar com os custos marginais de longo prazo. Sendo o rodoviário o modal dominante em praticamente todo o território nacional, os demais modais ocupam nichos específicos, tarifando de acordo com as possibilidades permitidas pela demanda e pela concorrência intermodal. No tocante aos atributos operacionais, como distância e preço do óleo diesel, constataram-se não-linearidades e efeitos cruzados significativos, o que enfatiza as implicações para a política dos preços públicos de óleo diesel e de pedágios

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