<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Prospectiva estratégica :
Normal view MARC view ISBD view

Prospectiva estratégica : Instrumento para construção do futuro e para elaboração de políticas públicas / por Carlos Manuel Pedroso Neves Cristo. --

By: CRISTO, Carlos Manuel Pedroso.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2003Description: p. 63-78.Subject(s): ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA | Planejamento | POLÍTICA PÚBLICAOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP Ano 54, n.1, p. 61-76, jan./mar. 2003Abstract: A prospectiva estratégica aparece como ferramenta que, apoiada nos instrumentos de análise econômica e social existentes e em técnicas específicas, como o Delphi, a construção de cenários, a matriz de impactos cruzados e outras, possibilita “visões de futuro”, que permitirão a elaboração de políticas públicas que visem à construção de futuro desejável. Este trabalho pressupõe um Estado formulador de políticas públicas e detentor de instrumentos de planejamento, o que nos remete a um viés ideológico: de que, no capitalismo contemporâneo, Estado e mercado coordenem os sistemas econômicos, conforme explicitado no Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (Governo Federal, Brasil, 1995). Só a aceitação dessa hipótese pode supor a existência e a necessidade de políticas públicas, remetendo-nos ao campo da ideologia e contrapondo-nos ao liberalismo. Após introdução ao tema, no primeiro capítulo, são apresentados, no segundo, os conceitos utilizados e um breve relato histórico dos processos de construção do futuro, desde os oráculos à atualidade. Já o terceiro capítulo apresenta as definições e os conceitos específicos utilizados neste trabalho, uma vez que prognóstico, cenário e prospectiva podem sugerir outros significados. Nesse capítulo é discutida a relação entre prospectiva e estratégia. O quarto capítulo aborda a questão metodológica referente a essa ferramenta. São enunciadas as diversas técnicas utilizadas, com ênfase no questionário Delphi e no posterior Método de Convergência de Opiniões. O penúltimo capítulo faz breve relato de algumas importantes experiências internacionais: Áustria, União Européia, Nova Zelândia e Austrália. Esse capítulo aborda ainda o estado da arte no Brasil e apresenta conclusões. A metodologia adotada na elaboração deste trabalho foi a da revisão bibliográfica considerada mais significativa e a pesquisa, pela Internet, principalmente no que diz respeito às experiências internacionais.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A prospectiva estratégica aparece como ferramenta que, apoiada nos instrumentos de análise econômica e social existentes e em técnicas específicas, como o Delphi, a construção de cenários, a matriz de impactos cruzados e outras, possibilita “visões de futuro”, que permitirão a elaboração de políticas públicas que visem à construção de futuro desejável. Este trabalho pressupõe um Estado formulador de políticas públicas e detentor de instrumentos de planejamento, o que nos remete a um viés ideológico: de que, no capitalismo contemporâneo, Estado e mercado coordenem os sistemas econômicos, conforme explicitado no Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (Governo Federal, Brasil, 1995). Só a aceitação dessa hipótese pode supor a existência e a necessidade de políticas públicas, remetendo-nos ao campo da ideologia e contrapondo-nos ao liberalismo. Após introdução ao tema, no primeiro capítulo, são apresentados, no segundo, os conceitos utilizados e um breve relato histórico dos processos de construção do futuro, desde os oráculos à atualidade. Já o terceiro capítulo apresenta as definições e os conceitos específicos utilizados neste trabalho, uma vez que prognóstico, cenário e prospectiva podem sugerir outros significados. Nesse capítulo é discutida a relação entre prospectiva e estratégia. O quarto capítulo aborda a questão metodológica referente a essa ferramenta. São enunciadas as diversas técnicas utilizadas, com ênfase no questionário Delphi e no posterior Método de Convergência de Opiniões. O penúltimo capítulo faz breve relato de algumas importantes experiências internacionais: Áustria, União Européia, Nova Zelândia e Austrália. Esse capítulo aborda ainda o estado da arte no Brasil e apresenta conclusões. A metodologia adotada na elaboração deste trabalho foi a da revisão bibliográfica considerada mais significativa e a pesquisa, pela Internet, principalmente no que diz respeito às experiências internacionais.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha