<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Gobernaciones y Nueva Gestión Pública en Venezuela /
Normal view MARC view ISBD view

Gobernaciones y Nueva Gestión Pública en Venezuela / por Haydée Ochoa Henríquez. --

By: OCHOA HENRÍQUEZ, Haydée.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2003Description: p. 79-98.ISSN: 00349240.Subject(s): Administração Pública | ADMINISTRAÇÃO FEDERAL | REFORMA ADMINISTRATIVAOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP Ano 54, n.1, p. 77-96, jan./mar. 2003Abstract: Ao final dos anos 80, o Estado venezuelano iniciou uma descentralização políticoterritorial, produzindo trasformações nos governos, instâncias receptoras das competências nesse processo. Os governos realizam reformas por meio de estrategia seletiva, incorporando algumas das propostas da nova gestão pública. Este trabalho explora essas reformas. Observam-se: diferenças entre os serviços sociais e os relacionados diretamente com a economia; privatização desses serviços; transferência à sociedade civil de alguns serviços sociais, criação de entes descentralizados; automação de processos; flexibilazação laboral; iniciativas com lento avanço na prestação de contas por resultados e capacitação para nova cultura administrativa. Em conclusão: a tendência é a conformação da gestão pública eficiente sobre a base da redução da burocracia estadual, de custos sociais, assim como de custos e conflitos laborais e escassa incorporação das propostas de participação que permitem consolidar a democracia e promover o bem-estar social.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Ao final dos anos 80, o Estado venezuelano iniciou uma descentralização políticoterritorial, produzindo trasformações nos governos, instâncias receptoras das competências nesse processo. Os governos realizam reformas por meio de estrategia seletiva, incorporando algumas das propostas da nova gestão pública. Este trabalho explora essas reformas. Observam-se: diferenças entre os serviços sociais e os relacionados diretamente com a economia; privatização desses serviços; transferência à sociedade civil de alguns serviços sociais, criação de entes descentralizados; automação de processos; flexibilazação laboral; iniciativas com lento avanço na prestação de contas por resultados e capacitação para nova cultura administrativa. Em conclusão: a tendência é a conformação da gestão pública eficiente sobre a base da redução da burocracia estadual, de custos sociais, assim como de custos e conflitos laborais e escassa incorporação das propostas de participação que permitem consolidar a democracia e promover o bem-estar social.

Texto completo em espanhol.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha