<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O processo de modernização do Inmetro :
Normal view MARC view ISBD view

O processo de modernização do Inmetro : relato de uma experiência / por Ricardo de Oliveira. --

By: Oliveira, Ricardo de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2002Description: p. 125-155.Subject(s): Modernização Administrativa | Administração PúblicaOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP Ano 53, n.4, p. 125-154, out./dez. 2002Abstract: A intenção do autor é mostrar que é possível avançar na implantação, em uma instituição pública brasileira, de modernos princípios de gestão, mesmo em um quadro de fortes restrições. Tem sido justamente esta a trajetória do Inmetro, que, desde o início da década de 90, desenvolve um vigoroso processo de mudança. A partir de um certo momento, o Inmetro aproximou-se do movimento de Reforma do Aparelho do Estado, conduzido pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), cujas premissas mantinham uma forte sintonia com os princípios adotados na modernização do Instituto. A aproximação com o MARE não apenas abriu novas perspectivas institucionais para o Inmetro, como também demonstrou a eficácia e adequação dos princípios da reforma. A transformação do Inmetro em Agência Executiva, juntamente com a formulação do correspondente Contrato de Gestão, a implantação de moderno sistema de planejamento estratégico e de gestão orçamentária constituem alguns dos aprimoramentos efetuados e que levaram, inclusive, o Instituto à conquista de prêmios e reconhecimentos formais junto ao Governo Federal. O sucesso do processo, porém, não se limitou a aspectos institucionais e formais, mas se refletiram tanto na sua imagem e desempenho, quanto na introjeção, entre seus integrantes, de valores fundamentais à moderna gestão, como o foco nos resultados e na satisfação do cliente, além da prática efetiva e ampla dos princípios da responsabilidade fiscal. Todavia, apesar do inegável êxito da mudança, o autor lança uma advertência quanto à necessidade da continuidade do processo de Reforma do Estado, especialmente no que toca às flexibilidades e autonomias administrativas, tão preconizadas na Reforma do Aparelho do Estado. Caso contrário, alerta o autor, dificilmente o Inmetro, ou qualquer outra instituição pública federal, poderá avançar mais no seu processo de modernização, correndo-se o risco de retrocessos nas conquistas já alcançadas.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A intenção do autor é mostrar que é possível avançar na implantação, em uma instituição pública brasileira, de modernos princípios de gestão, mesmo em um quadro de fortes restrições. Tem sido justamente esta a trajetória do Inmetro, que, desde o início da década de 90, desenvolve um vigoroso processo de mudança. A partir de um certo momento, o Inmetro aproximou-se do movimento de Reforma do Aparelho do Estado, conduzido pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), cujas premissas mantinham uma forte sintonia com os princípios adotados na modernização do Instituto. A aproximação com o MARE não apenas abriu novas perspectivas institucionais para o Inmetro, como também demonstrou a eficácia e adequação dos princípios da reforma. A transformação do Inmetro em Agência Executiva, juntamente com a formulação do correspondente Contrato de Gestão, a implantação de moderno sistema de planejamento estratégico e de gestão orçamentária constituem alguns dos aprimoramentos efetuados e que levaram, inclusive, o Instituto à conquista de prêmios e reconhecimentos formais junto ao Governo Federal. O sucesso do processo, porém, não se limitou a aspectos institucionais e formais, mas se refletiram tanto na sua imagem e desempenho, quanto na introjeção, entre seus integrantes, de valores fundamentais à moderna gestão, como o foco nos resultados e na satisfação do cliente, além da prática efetiva e ampla dos princípios da responsabilidade fiscal. Todavia, apesar do inegável êxito da mudança, o autor lança uma advertência quanto à necessidade da continuidade do processo de Reforma do Estado, especialmente no que toca às flexibilidades e autonomias administrativas, tão preconizadas na Reforma do Aparelho do Estado. Caso contrário, alerta o autor, dificilmente o Inmetro, ou qualquer outra instituição pública federal, poderá avançar mais no seu processo de modernização, correndo-se o risco de retrocessos nas conquistas já alcançadas.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha