<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A modernização do estado e a gerência pública /
Normal view MARC view ISBD view

A modernização do estado e a gerência pública / por Carolina Tohá, Ricardo Solari. --

By: SOLARI, Ricardo.
Contributor(s): TOHÁ, Carolina.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 1997Description: p. 84-103.Subject(s): MODERNIZAÇÃO DO ALTO GOVERNO | SERVIÇOS PÚBLICOS | QUALIDADE | Técnicas Administrativas | Eficácia | EFICIENCIA | Setor Público | SETOR PRIVADO | RACIONALIDADE ADMINISTRATIVA | INCENTIVOS AO PESSOAL | FUNCIONÁRIO PÚBLICO | GESTÃO PÚBLICAOnline resources: Acesso ao PDF RSP Revista do Serviço Público Ano 48, n.3, p. 85-104, set./dez. 1997Abstract: O artigo analisa a problemática da modernização do Estado vista como um processo de constituição de cidadania e de otimização dos recursos públicos. Os autores focalizam, por um lado, o atendimento aos usuários, a qualidade dos serviços e a transparência. Por outro lado, a incorporação de técnicas de gestão avançadas é considerada indispensável para o aumento da eficácia e da eficiência no setor público. Os principais problemas discutidos no artigo incluem: racionalidade do setor público racionalidade das empresas privadas; incentivos e motivação dos servidores públicos; rigidez dos procedimentos administrativos; margem de decisão dos gestores; sistemas de acesso a informação; importância da gestão de pessoal e da valorização do trabalho no setor público; papel dos gerentes na modernização das instituições públicas; cargos de carreira, cargos de confiança; mecanismos de recrutamento e retenção e sistemas de capacitação dos servidores públicos. Os autores concluem que, devido às inovações constantes em matéria de gerência pública, não existe hoje um perfil gerencial definitivo como resposta às necessidades do Estado. Pelo contrário, o que se observa é uma crescente complexidade da gestão pública que continuará oscilando entre a política e a tecnocracia, entre a maior flexibilidade e as exigências de controle, entre a adoção das técnicas de gestão e a recuperação da tradição administrativa e a cultura da função pública.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O artigo analisa a problemática da modernização do Estado vista como um processo de constituição de cidadania e de otimização dos recursos públicos. Os autores focalizam, por um lado, o atendimento aos usuários, a qualidade dos serviços e a transparência. Por outro lado, a incorporação de técnicas de gestão avançadas é considerada indispensável para o aumento da eficácia e da eficiência no setor público. Os principais problemas discutidos no artigo incluem: racionalidade do setor público racionalidade das empresas privadas; incentivos e motivação dos servidores públicos; rigidez dos procedimentos administrativos; margem de decisão dos gestores; sistemas de acesso a informação; importância da gestão de pessoal e da valorização do trabalho no setor público; papel dos gerentes na modernização das instituições públicas; cargos de carreira, cargos de confiança; mecanismos de recrutamento e retenção e sistemas de capacitação dos servidores públicos. Os autores concluem que, devido às inovações constantes em matéria de gerência pública, não existe hoje um perfil gerencial definitivo como resposta às necessidades do Estado. Pelo contrário, o que se observa é uma crescente complexidade da gestão pública que continuará oscilando entre a política e a tecnocracia, entre a maior flexibilidade e as exigências de controle, entre a adoção das técnicas de gestão e a recuperação da tradição administrativa e a cultura da função pública.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha