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O administrador público tipo delta para o século 21 / por Yehezkel Dror. --

By: DROR, Yehezkel.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 1997Description: p. 5-26.Subject(s): REFORMA DO ESTADO | MODELO ADMINISTRATIVO | FUNCIONÁRIO PÚBLICO | SERVICO PÚBLICO | ANALISE COMPARATIVA | FUNÇÃO PÚBLICA | Estratégia AdministrativaOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP Ano 48, n.2, p. 5-26, mai./ago. 1997Abstract: O artigo estuda um aspecto da reforma do Estado que, segundo o autor, tem sido sistematicamente negligenciado pelas atuais propostas que focalizam o modelo da administração gerencial. Trata-se das funções vitais do governo de tomar decisões críticas e adotar políticas diante das mudanças provocadas pela revolução global. Segundo Dror, as tarefas de alto comando (high-order tasks) de definir trajetórias e as novas formas de governança exigem um ajuste significativo do governo central. Este ajuste refere-se, principalmente, à concepção e ao desenvolvimento de um novo padrão de funcionários do primeiro escalão público, o qual contribuiria com conhecimento e perspectivas para enfrentar as tarefas de alto comando. O autor estabelece uma tipologia para caraterizar a evolução do perfil do serviço público, marcando suas fases históricas: a) tipo alpha (status atribuído, fusão de papéis políticos e administrativos); b) tipo beta (compra de cargos governamentais) e c) tipo gamma (quase profissionalismo). O novo funcionário sênior, do tipo delta, se concentraria nas questões de ordem estratégica, deixando as funções gerenciais para servidores do tipo gamma e para os serviços técnicos. Após uma breve análise, Dror conclui que o funcionalismo público de primeiro escalão, na maioria dos países (com exceção de alguns países do Sudeste Asiático), encontra-se obsoleto, com base profissional inadequada e capacidade insuficiente para lidar com escolhas críticas.
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O artigo estuda um aspecto da reforma do Estado que, segundo o autor, tem sido sistematicamente negligenciado pelas atuais propostas que focalizam o modelo da administração gerencial. Trata-se das funções vitais do governo de tomar decisões críticas e adotar políticas diante das mudanças provocadas pela revolução global. Segundo Dror, as tarefas de alto comando (high-order tasks) de definir trajetórias e as novas formas de governança exigem um ajuste significativo do governo central. Este ajuste refere-se, principalmente, à concepção e ao desenvolvimento de um novo padrão de funcionários do primeiro escalão público, o qual contribuiria com conhecimento e perspectivas para enfrentar as tarefas de alto comando. O autor estabelece uma tipologia para caraterizar a evolução do perfil do serviço público, marcando suas fases históricas: a) tipo alpha (status atribuído, fusão de papéis políticos e administrativos); b) tipo beta (compra de cargos governamentais) e c) tipo gamma (quase profissionalismo). O novo funcionário sênior, do tipo delta, se concentraria nas questões de ordem estratégica, deixando as funções gerenciais para servidores do tipo gamma e para os serviços técnicos. Após uma breve análise, Dror conclui que o funcionalismo público de primeiro escalão, na maioria dos países (com exceção de alguns países do Sudeste Asiático), encontra-se obsoleto, com base profissional inadequada e capacidade insuficiente para lidar com escolhas críticas.

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