Formação de carreiras para gestão pública contemporânea : o caso dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental
By: Ferrarezi, Elisabete.
Contributor(s): ZIMBRÃO, Adélia.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : ENAP, jan./mar. 2006Subject(s): Carreira Pública | Capacitação Profissional | Inovação | Estudo de CasoOnline resources: Acesso PDF Revista do Serviço Público - RSP 57, 1, p. 63-86Abstract: O artigo analisa o curso de formação para carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), recentemente reformulado. Conclui-se que as mudanças realizadas no curso, tendo em vista os problemas enfrentados em edições anteriores, os desafios contemporâneos da administração pública, a crescente complexidade dos problemas e as demandas da sociedade, proporcionaram respostas bastante adequadas. No entanto, persistem inúmeros desafios, dentre os quais se destacam o aprimoramento do ensino de aplicação e novas tecnologias. Ao longo das nove edições do curso, percebe-se que os principais objetivos do projeto inicial da carreira permaneceram, mesmo com todas as descontinuidades administrativas. Preservaram-se o perfil generalista e as policompetências na formação do EPPGG, a fim de permitir ao profissional uma visão abrangente e integrada dos complexos problemas da administração pública e desenvolver capacidade de analisar, decidir e buscar os melhores resultados em prol do cidadão, conduzindo as relações e as atividades profissionais de acordo com os princípios da ética públicaO artigo analisa o curso de formação para carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), recentemente reformulado. Conclui-se que as mudanças realizadas no curso, tendo em vista os problemas enfrentados em edições anteriores, os desafios contemporâneos da administração pública, a crescente complexidade dos problemas e as demandas da sociedade, proporcionaram respostas bastante adequadas. No entanto, persistem inúmeros desafios, dentre os quais se destacam o aprimoramento do ensino de aplicação e novas tecnologias. Ao longo das nove edições do curso, percebe-se que os principais objetivos do projeto inicial da carreira permaneceram, mesmo com todas as descontinuidades administrativas. Preservaram-se o perfil generalista e as policompetências na formação do EPPGG, a fim de permitir ao profissional uma visão abrangente e integrada dos complexos problemas da administração pública e desenvolver capacidade de analisar, decidir e buscar os melhores resultados em prol do cidadão, conduzindo as relações e as atividades profissionais de acordo com os princípios da ética pública
P jan./março de 1996
ano 57 número 1 2006
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