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Ingovernabilidade : disfunção e quebra estrutural / por Omar Guerreiro Orozco. --

By: Orozco, Omar Guerreiro.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 1996Description: p. 47-66.Subject(s): PARTICIPACAO POLITICA | GOVERNABILIDADE E GOVERNANCAOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP Ano 47, v.120, n.2, p. 47-66, mai./ago 1996Abstract: O autor manifesta reservas em relação aos conceitos de ingovernabilidade informados pelo paradigma funcionalista, os quais associam este fenômeno à sobrecarga de demandas sociais resultante da expansão da participação política, à crise fiscal, gerada pela desproporção entre o montante do gasto público e a receita tributária, e à crise de racionalidade, que corresponde à desarticulação entre os subsistemas ecnômico e administrativo. Para Orozco, há que se procurar as "causas estruturais" da ingovernabilidade, relacionadas à essência e aos princípios que fornecem as bases do governo. Este tipo de ingovernabilidade pode se manifestar de três formas: por decadência política, por autoclausura dos processos de comunicação e controle, e por explosão da complexidade
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O autor manifesta reservas em relação aos conceitos de ingovernabilidade informados pelo paradigma funcionalista, os quais associam este fenômeno à sobrecarga de demandas sociais resultante da expansão da participação política, à crise fiscal, gerada pela desproporção entre o montante do gasto público e a receita tributária, e à crise de racionalidade, que corresponde à desarticulação entre os subsistemas ecnômico e administrativo. Para Orozco, há que se procurar as "causas estruturais" da ingovernabilidade, relacionadas à essência e aos princípios que fornecem as bases do governo. Este tipo de ingovernabilidade pode se manifestar de três formas: por decadência política, por autoclausura dos processos de comunicação e controle, e por explosão da complexidade

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