<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: MBA e MPA :
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MBA e MPA : diferenças e similaridades

By: VERGARA, Sylvia Constant.
Contributor(s): AFONSO, Carla Winter.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Nov. /Dez. 2005Subject(s): Pós-GraduaçãoRAP Revista de Administração Pública 39, 6, p. 1283-1302Abstract: A pós-graduação no Brasil caracteriza-se por cursos stricto e lato sensu. Entre os primeiros estão os cursos de doutorado e mestrado acadêmico ou profissional (MPA). Entre os cursos lato sensu estão os de especialização (MBA). A legislação ajuda a estabelecer a diferença entre os dois tipos de mestrado, porém, em relação ao MBA e ao MPA, ambos voltados para o atendimento às demandas do mercado, a não ser pelos critérios estabelecidos na Resolução CNE/CES nº 1/2001 a distinção não tem sido clara. Identificando a lacuna existente no ambiente de pesquisa, este artigo contribui para esclarecer essa distinção. Para tanto, obteve depoimentos com coordenadores de cursos da Coppead, do Ibmec, da PUC-Rio e da FGV-Rio, depoimentos que foram submetidos à análise de conteúdo com categorias prévias obtidas na literatura. A pesquisa conclui, em síntese, que, apesar de ambos os cursos se voltarem para o mercado, a forma e a profundidade como isso acontece são diferentes, assim como diferentes são seus públicos
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A pós-graduação no Brasil caracteriza-se por cursos stricto e lato sensu. Entre os primeiros estão os cursos de doutorado e mestrado acadêmico ou profissional (MPA). Entre os cursos lato sensu estão os de especialização (MBA). A legislação ajuda a estabelecer a diferença entre os dois tipos de mestrado, porém, em relação ao MBA e ao MPA, ambos voltados para o atendimento às demandas do mercado, a não ser pelos critérios estabelecidos na Resolução CNE/CES nº 1/2001 a distinção não tem sido clara. Identificando a lacuna existente no ambiente de pesquisa, este artigo contribui para esclarecer essa distinção. Para tanto, obteve depoimentos com coordenadores de cursos da Coppead, do Ibmec, da PUC-Rio e da FGV-Rio, depoimentos que foram submetidos à análise de conteúdo com categorias prévias obtidas na literatura. A pesquisa conclui, em síntese, que, apesar de ambos os cursos se voltarem para o mercado, a forma e a profundidade como isso acontece são diferentes, assim como diferentes são seus públicos

RAP Novembro a Dezembro 2005

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