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Redes sociais informais e compartilhamento de significados sobre mudança organizacional

By: BASTOS, Antonio Virgílio B.
Contributor(s): SANTOS, Mariana Viana.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : FGV, Jul. /Set. 2007Subject(s): Agente de Mudança | PrivatizaçãoRAE Revista de Administração de Empresas 47, 3, p. 27-39Abstract: O objetivo central do presente estudo consistiu em explorar o compatilhamento de significados atribuídos à mudança organizacional interior de redes informais intra-organizacionais. O estudo foi conduzido em um setor de uma empresa petroquímica de grande porte no petroquímico de Camaçari (BA), que passara pelo processo de privativatização. Foram aplicados questionários a uma amostra de 52 trabalhadores que levantavam as relações de amizade, confiança e informação constituintes das suas redes informais. Itens abertos levantaram cognições sobre as percepções da mudança em curso na empresa. As redes foram identificadas utilizando-se os softwares Ucinet e Net Draw, caracterizando-se suas dimensões macro e microestruturais. Os dados sobre as percepções da mudança foram analisados qualitativamente, criando-se categorias descritivas. Os resultados revelam uma visão predominantemente positiva da mudança e níveis reduzidos de densidade e coesão das redes informais. No único clique identificado, observou-se maior compartilhamento do significado atribuído à mudança. Além de mostrar as relações investigadas, o estudo fornece uma estratégia metodológica que pode se revelar heurística para novas pesquisas embasadas em uma perspectiva cognitivista
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O objetivo central do presente estudo consistiu em explorar o compatilhamento de significados atribuídos à mudança organizacional interior de redes informais intra-organizacionais. O estudo foi conduzido em um setor de uma empresa petroquímica de grande porte no petroquímico de Camaçari (BA), que passara pelo processo de privativatização. Foram aplicados questionários a uma amostra de 52 trabalhadores que levantavam as relações de amizade, confiança e informação constituintes das suas redes informais. Itens abertos levantaram cognições sobre as percepções da mudança em curso na empresa. As redes foram identificadas utilizando-se os softwares Ucinet e Net Draw, caracterizando-se suas dimensões macro e microestruturais. Os dados sobre as percepções da mudança foram analisados qualitativamente, criando-se categorias descritivas. Os resultados revelam uma visão predominantemente positiva da mudança e níveis reduzidos de densidade e coesão das redes informais. No único clique identificado, observou-se maior compartilhamento do significado atribuído à mudança. Além de mostrar as relações investigadas, o estudo fornece uma estratégia metodológica que pode se revelar heurística para novas pesquisas embasadas em uma perspectiva cognitivista

RAE Julho a Setembro 2007

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