Criação de sentido e criatividade no monitoramento estratégico do ambiente
By: ALMEIDA, Fernando Carvalho de.
Contributor(s): ONUSIC, Luciana Massaro | LESCA, Humbert.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, Outubro/Novembro/Dezembro 2007RA - USP : Revista de Administração 42, 4, p. 405-413Abstract: Neste artigo, explora-se uma abordagem de monitoramento estratégico do ambiente, focando em particular a etapa de análise das informações obtidas no processo. A abordagem de monitoramento estratégico utilizada serve ao tratamento de informações qualitativas de caráter antecipativo (sinais fracos ou sinais antecipativos). A etapa de análise das informações é chamada aqui de etapa de criação de sentido, pois nela expande-se o processo de análise de informações para um processo criativo de interpretação dos sinais fracos, a fim de identificarem-se ameaças e oportunidades. Essa etapa é confrontada neste trabalho com as teorias e técnicas da criatividade, explorando-se assim sua contribuição à etapa de criação de sentido. Uma revisão das teorias da criatividade é apresentada inicialmente, para então buscarem-se suas contribuições à abordagem de monitoramento estratégico. Com base nessa revisão e na associação das teorias da criatividade à etapa de análise (criação de sentido), conclui-se o artigo com proposições de pesquisaNeste artigo, explora-se uma abordagem de monitoramento estratégico do ambiente, focando em particular a etapa de análise das informações obtidas no processo. A abordagem de monitoramento estratégico utilizada serve ao tratamento de informações qualitativas de caráter antecipativo (sinais fracos ou sinais antecipativos). A etapa de análise das informações é chamada aqui de etapa de criação de sentido, pois nela expande-se o processo de análise de informações para um processo criativo de interpretação dos sinais fracos, a fim de identificarem-se ameaças e oportunidades. Essa etapa é confrontada neste trabalho com as teorias e técnicas da criatividade, explorando-se assim sua contribuição à etapa de criação de sentido. Uma revisão das teorias da criatividade é apresentada inicialmente, para então buscarem-se suas contribuições à abordagem de monitoramento estratégico. Com base nessa revisão e na associação das teorias da criatividade à etapa de análise (criação de sentido), conclui-se o artigo com proposições de pesquisa
There are no comments for this item.