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O Papel do governo eletrônico no fortalecimento da governança do setor público / por Lamartine Vieira Braga...[et al.]. --

By: Braga, Lamartine Vieira.
Contributor(s): ALVES, Wellington Souza | FIGUEIREDO, Maria da Costa | SANTOS, Rildo Ribeiro dos.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2008Description: p. 05-21.Subject(s): Tecnologia da Informação | Gestão Tecnológica | Sociedade do Conhecimento | Tecnologia da Informação e ComunicaçãoOnline resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP Ano 59, n.1, p. 5-21, jan./mar. 2008Abstract: As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), entre as quais se destacam a internet, as redes de computadores, a transmissão via satélite e a telefonia móvel, criaram condições para o surgimento de Sociedades do Conhecimento. Nesse contexto, o Estado, por intermédio do governo eletrônico, é o principal instrumento de que os cidadãos dispõem atualmente para enfrentar os desafios impostos pela globalização, por meio de interações inéditas da sociedade, empresas e governos. O objetivo deste trabalho foi estabelecer relações entre a governança do setor público e o governo eletrônico, partindo-se de um marco referencial teórico das duas áreas de estudo. Para tanto, foram delineados seus escopos e limietes de atuação, instituindo-se vínculos, de acordo com ações do Governo Eletrônico brasileiro: certificação digital; portal da transparência; votação eletrônica; pregões eletrônicos e portal da previdência social. Conclui-se que, apesar dos avanços recentes observados pela análise de várias dimensões da governança, baseadas em iniciativas de governo eletrônico aqui inventariadas, ainda há muito que fazer em direção à inclusão social no Brasil, assim como em outros países. As TIC podem vir a ser um poderoso agente de inclusão digital, apoiando a governança com a criação de espaços virtuais para a participação democrática e diálogo cívico expansão da participação em tomada de decisão coletiva, promovendo a igualdade e a cidadania.
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As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), entre as quais se destacam a internet, as redes de computadores, a transmissão via satélite e a telefonia móvel, criaram condições para o surgimento de Sociedades do Conhecimento. Nesse contexto, o Estado, por intermédio do governo eletrônico, é o principal instrumento de que os cidadãos dispõem atualmente para enfrentar os desafios impostos pela globalização, por meio de interações inéditas da sociedade, empresas e governos. O objetivo deste trabalho foi estabelecer relações entre a governança do setor público e o governo eletrônico, partindo-se de um marco referencial teórico das duas áreas de estudo. Para tanto, foram delineados seus escopos e limietes de atuação, instituindo-se vínculos, de acordo com ações do Governo Eletrônico brasileiro: certificação digital; portal da transparência; votação eletrônica; pregões eletrônicos e portal da previdência social. Conclui-se que, apesar dos avanços recentes observados pela análise de várias dimensões da governança, baseadas em iniciativas de governo eletrônico aqui inventariadas, ainda há muito que fazer em direção à inclusão social no Brasil, assim como em outros países. As TIC podem vir a ser um poderoso agente de inclusão digital, apoiando a governança com a criação de espaços virtuais para a participação democrática e diálogo cívico expansão da participação em tomada de decisão coletiva, promovendo a igualdade e a cidadania.

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