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Ferramentas para a Análise de Acidentes de Trânsito com o uso de um sistema de informação geográfico

By: MEINBERG, Felipe Furtado.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Belo Horizonte : PRODABEL/PBH, janeiro-julho 2003Revista informática pública: IP 5, 1, p. 79-99Abstract: Este trabalho apresenta uma metodologia para a modelagem e desenvolvimento de um projeto de georrefereciamento de acidentes de trânsito com o objetivo de proporcionar, aos profissionais de transporte e trânsito, condições de fazerem análises espaciais. Como forma de validader essa metodologia foi desenvolvido um projeto piloto para a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Para o desenvolvimento da aplicação, foi utilizada a região central da cidade de Belo Horizonte. Essa área foi escolhida por possuir um número significativo de acidentes, permitindo assim uma análise mais abrangente. Foram utilizadas técnicas de bancos de dados e rotinas de programação para associar os dados alfanuméricos dos acidentes à base geográfica. O projeto permite, aos especialistas de trânsito, analisar o tipo de acidente (atropelamento, abalroamento, etc.), a severidade (fatal, não fatal, sem vítima, etc.), o período (dia, mês, ano, etc.) e o local (trecho, interseções, logradouro, etc), através da utilização de rotinas para criação de mapas temáticos e das interfaces desenvolvidas
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Este trabalho apresenta uma metodologia para a modelagem e desenvolvimento de um projeto de georrefereciamento de acidentes de trânsito com o objetivo de proporcionar, aos profissionais de transporte e trânsito, condições de fazerem análises espaciais. Como forma de validader essa metodologia foi desenvolvido um projeto piloto para a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Para o desenvolvimento da aplicação, foi utilizada a região central da cidade de Belo Horizonte. Essa área foi escolhida por possuir um número significativo de acidentes, permitindo assim uma análise mais abrangente. Foram utilizadas técnicas de bancos de dados e rotinas de programação para associar os dados alfanuméricos dos acidentes à base geográfica. O projeto permite, aos especialistas de trânsito, analisar o tipo de acidente (atropelamento, abalroamento, etc.), a severidade (fatal, não fatal, sem vítima, etc.), o período (dia, mês, ano, etc.) e o local (trecho, interseções, logradouro, etc), através da utilização de rotinas para criação de mapas temáticos e das interfaces desenvolvidas

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