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Análise da competitividade do setor calçadista do estado de São Paulo

By: MILANEZE, Kleber Luiz Nardoto.
Contributor(s): BATALHA, Mário Otávio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : RA-USP, Abr./Mai./Jun. 2008RA - USP : Revista de Administração 43, 2, p. 162-175Abstract: No final da década de 1990, verificou-se a adoção internacional de estratégias públicas e privadas visando ao crescimento das exportações e ao desenvolvimento local sustentado. Essas iniciativas demandaram de governos, indústrias, fornecedores, instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), representantes de classe, entre outros, a busca por uma maior integração que levasse a vantagens competitivas advindas dessa proximidade. Esse fator, aliado a aspectos históricos e culturais, impulsionou o surgimento dos clusters no Brasil. Neste trabalho, apresentam-se os clusters calçadistas do estado de São Paulo e como seus agentes estão se organizando para a construção e a consolidação de suas vantagens competitivas. A metodologia utilizada na pesquisa foi quantitativa, com o uso do estudo de casos múltiplos. No desenvolvimento desse estudo, foram identificados fatores e subfatores de competitividade para os clusters calçadistas. Esses fatores foram analisados segundo sua importância para a competitividade do cluster como um todo, bem como quanto aos seus níveis de desenvolvimento no cluster analisado, segundo a percepção de cada um dos agentes pesquisados. A pesquisa revelou que o nível de envolvimento de cada um dos agentes nos clusters analisados varia de cidade para cidade. Além disso, cada cluster prioriza fatores diferentes na busca de maior competitividade para o setor calçadista de sua cidade
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No final da década de 1990, verificou-se a adoção internacional de estratégias públicas e privadas visando ao crescimento das exportações e ao desenvolvimento local sustentado. Essas iniciativas demandaram de governos, indústrias, fornecedores, instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), representantes de classe, entre outros, a busca por uma maior integração que levasse a vantagens competitivas advindas dessa proximidade. Esse fator, aliado a aspectos históricos e culturais, impulsionou o surgimento dos clusters no Brasil. Neste trabalho, apresentam-se os clusters calçadistas do estado de São Paulo e como seus agentes estão se organizando para a construção e a consolidação de suas vantagens competitivas. A metodologia utilizada na pesquisa foi quantitativa, com o uso do estudo de casos múltiplos. No desenvolvimento desse estudo, foram identificados fatores e subfatores de competitividade para os clusters calçadistas. Esses fatores foram analisados segundo sua importância para a competitividade do cluster como um todo, bem como quanto aos seus níveis de desenvolvimento no cluster analisado, segundo a percepção de cada um dos agentes pesquisados. A pesquisa revelou que o nível de envolvimento de cada um dos agentes nos clusters analisados varia de cidade para cidade. Além disso, cada cluster prioriza fatores diferentes na busca de maior competitividade para o setor calçadista de sua cidade

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