MANFOP : manual de avaliação das necessidades de formação em organismos públicos / por Helena Rato, Conceição Baptista e David Ferraz. --
By: Rato, Helena
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Contributor(s): Baptista, Conceição
| Ferraz, David
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Material type: 





Item type | Current location | Collection | Call number | Copy number | Status | Date due | Barcode |
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Livro Geral | Biblioteca Graciliano Ramos | Livro Geral | 352.669 R2369m (Browse shelf) | Ex. 1 | Available | 10012025 |
Parte I - Introdução ao MANFOP. 1. Porque o MANFOP? 2. O que são competências?. 3. Competências transversais e competências às organizações. 4. O que é MANFOP? Parte II - Operacionalização do MANFOP Fase 1 - Identificação das competências prospectivas do organismo. 1. O que são as competências transversais prospectivas? 2. Metodologia para a identificação das competências transversais prospectivas do organismo. Fase 2 - Identificação das competências específicas prospectivas do organismo. 1. Em que consiste a identificação das competências específicas prospectivas do organismo? 2. Metodologia para a identificação das competências específicas prospectivas do organismo. Etapa 1: Como caracterizar uma Unidade Orgânica? Etapa 2: Como identificar e analisar os principais processos críticos e cadeias de valor da Unidade Orgânica? Etapa 3: Identificação das competências específicas prospectivas do organismo. Fase 3 - Diagnóstico de necessidades de formação. Etapa 1: Construção e aplicação do inquérito. Etapa 2: Validação e construção de competências prospectivas do organismo. Etapa 3: Identificação das necessidades de formação. Fase 4 - Elaboraração de planos de formação Etapa 1: Construção de planos de formação de curto, médio e longo prazo. Etapa 2: Agregação das necessidades de formação. Fase 5 - Avaliação do impacto da formação ao nível das competências . Etapa 1: Reavaliação do GAP das competências que foram objecto de acções de formação .
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