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Qualidade das projeções dos analistas sell-side : evidência empírica do mercado brasileiro

By: SAITO, Richard.
Contributor(s): VILLALOBOS, Sonia | BENETTI, Cristiane.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FAE-USP, Outubro/Novembro/Dezembro 2008RA - USP : Revista de Administração 43, 4, p. 356-369Abstract: No presente artigo, analisa-se o erro de projeção dos analistas de investimentos do sell-side, definido como a diferença entre o consenso das projeções dos analistas e o lucro por ação realizado. As hipóteses são que existem fatores relacionados às características das empresas e de seu ambiente de informação que influenciam de maneira significativa o tamanho do erro de projeção (acurácia) e que existe viés das projeções (viés). Essas hipóteses foram confirmadas. Entretanto, os resultados mostram várias diferenças entre os testes conduzidos em mercados desenvolvidos e aqueles conduzidos no mercado brasileiro. Acredita-se que essas diferenças possam ser explicadas de três maneiras: a capacidade de adicionar valor dos analistas brasileiros em relação a modelos estatísticos de projeção é muito limitada devido à sua falta de habilidade; ou a instabilidade macroeconômica do País é tão grande que domina todos os outros fatores que poderiam influenciar o tamanho do erro de projeção; ou os resultados das empresas nos mercados desenvolvidos são tão administrados, isto é, tão estáveis que permitem que fatores mais sutis como o tamanho da empresa, o seu nível de endividamento e a variabilidade do lucro se tornem significativos
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No presente artigo, analisa-se o erro de projeção dos analistas de investimentos do sell-side, definido como a diferença entre o consenso das projeções dos analistas e o lucro por ação realizado. As hipóteses são que existem fatores relacionados às características das empresas e de seu ambiente de informação que influenciam de maneira significativa o tamanho do erro de projeção (acurácia) e que existe viés das projeções (viés). Essas hipóteses foram confirmadas. Entretanto, os resultados mostram várias diferenças entre os testes conduzidos em mercados desenvolvidos e aqueles conduzidos no mercado brasileiro. Acredita-se que essas diferenças possam ser explicadas de três maneiras: a capacidade de adicionar valor dos analistas brasileiros em relação a modelos estatísticos de projeção é muito limitada devido à sua falta de habilidade; ou a instabilidade macroeconômica do País é tão grande que domina todos os outros fatores que poderiam influenciar o tamanho do erro de projeção; ou os resultados das empresas nos mercados desenvolvidos são tão administrados, isto é, tão estáveis que permitem que fatores mais sutis como o tamanho da empresa, o seu nível de endividamento e a variabilidade do lucro se tornem significativos

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