<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Vulnerabilidade, impactos e adaptação à mudança do clima no semi-árido do Brasil
Normal view MARC view ISBD view

Vulnerabilidade, impactos e adaptação à mudança do clima no semi-árido do Brasil

By: MARENGO, Jose A.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, Dezembro 2008Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 13, 27, p. 149-176Abstract: Este estudo apresenta uma revisão do estado da arte em estudos de clima, variabilidade e mudanças climáticas no semi-árido do Nordeste, e são direcionadas principalmente aos aspectos de avaliaçães de vulnerabilidade e impactos, e com o intuito de fornecer subsídios para políticas regionais de adaptação às mudanças climáticas. O trabalho reprenta uma atualização do que foi publicado no relatório do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) em 2005. As evidêcias observadas e o histórico climático da região sugerem que o semi-árido é vulnerável à variabilidade de clima como evidenciadas pelas secas associadas aos eventos El Niño. Os cenários futuros de clima sugerem ocorrência dde secas nesta região no futuro, sendo conseqüência do aquecimento global, que poderá afetar a população, a agricultura eos ecossistemas naturais. Este documento apresenta estudos das tendências climáticas para a região, desenvolvidos durante os últimos 50 anos e baseados em observações. Em seguida, é feita uma análise dos cernários de clima do futuro (até 2100) gerados pelos modelos usados no Quarto Relatório de Painel Intergovrnamental de Mudanças Climáticas (IPCC AR4) e a partir do recente Relatório de Clima do Instituto Nacional de Pesquias (Inpe)
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este estudo apresenta uma revisão do estado da arte em estudos de clima, variabilidade e mudanças climáticas no semi-árido do Nordeste, e são direcionadas principalmente aos aspectos de avaliaçães de vulnerabilidade e impactos, e com o intuito de fornecer subsídios para políticas regionais de adaptação às mudanças climáticas. O trabalho reprenta uma atualização do que foi publicado no relatório do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) em 2005. As evidêcias observadas e o histórico climático da região sugerem que o semi-árido é vulnerável à variabilidade de clima como evidenciadas pelas secas associadas aos eventos El Niño. Os cenários futuros de clima sugerem ocorrência dde secas nesta região no futuro, sendo conseqüência do aquecimento global, que poderá afetar a população, a agricultura eos ecossistemas naturais. Este documento apresenta estudos das tendências climáticas para a região, desenvolvidos durante os últimos 50 anos e baseados em observações. Em seguida, é feita uma análise dos cernários de clima do futuro (até 2100) gerados pelos modelos usados no Quarto Relatório de Painel Intergovrnamental de Mudanças Climáticas (IPCC AR4) e a partir do recente Relatório de Clima do Instituto Nacional de Pesquias (Inpe)

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha