<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Inovação e grau de novidade do principal produto e do principal processo
Normal view MARC view ISBD view

Inovação e grau de novidade do principal produto e do principal processo

By: TIRONI, Luis Fernando.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, Dezembro 2006Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 11, 23, p. 333-380Abstract: Os trabalhos que utilizam os innovation survey, para a Europa, e a Pintec, para o Brasil, oferecem diagnósticos sobre o desempenho inovativo da indústria de transformação e proposições para a formulação de políticas, e constituem já uma área dentro da iteratura sobre desenvolvimento tecnológico e inovação. Este trabalho vem juntar-se àqueles, apresentando, porém, como aspecto inovador, ênfase no comportamento inovador da firma a partir das características da inovação, especialmente o grau de novidade do principal produto e grau de novidade do principal processo. Os resultados obtidos neste trabalho através de análise descritiva dos dados da Pintec 2003, oportunamente fornecidos pelo IBGE em tabulações especiais, são indicativos de que as variáveis da pesquisa (a Pintec) que representam fatores determinantes da inovação, fatores intervenientes no processo inovativo e resultados gerados, são influenciadas pela variável grau de novidade do principal produto e processo. O comportamento dessas variáveis sob a influência do grau de novidade do principal produto e do principal processo é analisado tendo dois padrões de referência: a inovação incremental e a inovação radical. Os resultados obtidos no trabalho derivam da regularidade do comportamento das variáveis da Pintec quando se transita dos graus de novidade inferiores (inovação incremental: imitação e adaptação) para os superiores (inovação radical)
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Os trabalhos que utilizam os innovation survey, para a Europa, e a Pintec, para o Brasil, oferecem diagnósticos sobre o desempenho inovativo da indústria de transformação e proposições para a formulação de políticas, e constituem já uma área dentro da iteratura sobre desenvolvimento tecnológico e inovação. Este trabalho vem juntar-se àqueles, apresentando, porém, como aspecto inovador, ênfase no comportamento inovador da firma a partir das características da inovação, especialmente o grau de novidade do principal produto e grau de novidade do principal processo. Os resultados obtidos neste trabalho através de análise descritiva dos dados da Pintec 2003, oportunamente fornecidos pelo IBGE em tabulações especiais, são indicativos de que as variáveis da pesquisa (a Pintec) que representam fatores determinantes da inovação, fatores intervenientes no processo inovativo e resultados gerados, são influenciadas pela variável grau de novidade do principal produto e processo. O comportamento dessas variáveis sob a influência do grau de novidade do principal produto e do principal processo é analisado tendo dois padrões de referência: a inovação incremental e a inovação radical. Os resultados obtidos no trabalho derivam da regularidade do comportamento das variáveis da Pintec quando se transita dos graus de novidade inferiores (inovação incremental: imitação e adaptação) para os superiores (inovação radical)

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha