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Jornalismo científico, lobby e poder

By: BUENO, Wilson da Costa.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, Dez. 2001Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 6, 13, p. 168-200Abstract: A divulgação científica, e em particular o Jornalismo Científico, incorporaram, nos últimos anos, novos desafios, como a mediação das novas tecnologias, a ampliação da audiência e, sobretudo, a ação agressiva dos lobbies, fruto da relação mais estreita entre os centros geradores de C & T, os pesquisadores/cientistas e os seus patrocinadores. O jornalista científico deve estar consciente destes novos desafios e empenhar-se para descobrir o que está por trás da notícia, os compromissos a ela subjacentes. Particularmente, deve pautar-se pelo interesse público, pela contextualização dos fatos, processos e descobertas, para que o seu trabalho não seja apropriado por lobbies organizados a serviço de empresas, governos ou pessoas. Este artigo analisa esses novos desafios, buscando ampliar o debate sobre as relações entre ciência, divulgação ientífica e poder na sociedade contemporânea
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A divulgação científica, e em particular o Jornalismo Científico, incorporaram, nos últimos anos, novos desafios, como a mediação das novas tecnologias, a ampliação da audiência e, sobretudo, a ação agressiva dos lobbies, fruto da relação mais estreita entre os centros geradores de C & T, os pesquisadores/cientistas e os seus patrocinadores. O jornalista científico deve estar consciente destes novos desafios e empenhar-se para descobrir o que está por trás da notícia, os compromissos a ela subjacentes. Particularmente, deve pautar-se pelo interesse público, pela contextualização dos fatos, processos e descobertas, para que o seu trabalho não seja apropriado por lobbies organizados a serviço de empresas, governos ou pessoas. Este artigo analisa esses novos desafios, buscando ampliar o debate sobre as relações entre ciência, divulgação ientífica e poder na sociedade contemporânea

ISSN Online: 21769729

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