<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Estabilização e reformas estruturais no Brasil após o Plano Real :
Normal view MARC view ISBD view

Estabilização e reformas estruturais no Brasil após o Plano Real : uma análise de equilíbrio geral computável

By: FOCHEZATTO, Adelar.
Contributor(s): SOUZA, Nali de Jesus de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, Dezembro 2000Pesquisa e Planejamento Econômico: PPE 30, 3, p. 395-426Abstract: Este trabalho faz uma análise comparativa dos efeitos de algumas políticas de estabilização e de reformas estruturais sobre a economia brasileira, após a implantação do Plano Real. Utilizando um modelo de equilíbrio geral computável, simularam-se políticas alternativas, cujos resultados foram comparados com a trajetória histórica da economia brasileira nesse período. Constatou-se que desvalorizações da taxa de câmbio, cortes de gastos públicos e aumentos de tarifas de importação teriam provocado efeitos recessivos sobre a economia nacional. O estudo conclui que, para crescer e melhorar a distribuição de renda, as melhores opções de políticas teriam sido uma desvalorização cambial mais acelerada do que a efetivamente adotada, combinada com uma polÌtica mais agressiva de redução de tarifas de importação. Essas medidas teriam provocado uma melhor performance econômica e possibilitado a redução dos déficits externo e público, o que poderia ter evitado a adoção de medidas econômicas bruscas, como o choque cambial e o corte de gastos públicos ocorridos no final de 1998 e início de 1999.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este trabalho faz uma análise comparativa dos efeitos de algumas políticas de estabilização e de reformas estruturais sobre a economia brasileira, após a implantação do Plano Real. Utilizando um modelo de equilíbrio geral computável, simularam-se políticas alternativas, cujos resultados foram comparados com a trajetória histórica da economia brasileira nesse período. Constatou-se que desvalorizações da taxa de câmbio, cortes de gastos públicos e aumentos de tarifas de importação teriam provocado efeitos recessivos sobre a economia nacional. O estudo conclui que, para crescer e melhorar a distribuição de renda, as melhores opções de políticas teriam sido uma desvalorização cambial mais acelerada do que a efetivamente adotada, combinada com uma polÌtica mais agressiva de redução de tarifas de importação. Essas medidas teriam provocado uma melhor performance econômica e possibilitado a redução dos déficits externo e público, o que poderia ter evitado a adoção de medidas econômicas bruscas, como o choque cambial e o corte de gastos públicos ocorridos no final de 1998 e início de 1999.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha