A escolha de conteinerização na exportação de manufaturados
By: BERNARDINO, Andriana Teixeira.
Contributor(s): CARVALHO, Newton de.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : IPEA, Dezembro 1988Pesquisa e Planejamento Econômico: PPE 18, 3, p. 709-740Abstract: O crescimento vertiginoso das exportações de manufaturados e a rápida difusão da conteinerização, nos últimos ativos, têm ressaltado questões sobre a adequação dos portos brasileiros fiara a atendimento das novas necessidades comerciais do pais. Neste sentido, o estuda investiga os determinantes da escolha de utilização de contêiner versus acondicionamento convencional, na exportação de manufaturados. A partir da análise dos determinantes dos decisões logísticas envolvidas no processo de exportação, propõe-se e estima-se um modelo de decisão probabilistica, do tipo logit. Os resultados revelam que a escolha de conteinerização está associada, de forma predominante, às características do parto de destino, ao custo de transporte e às características do lote de carga (valor e tamanho). Discutem-se também as implicações dos resultados para a política de transportesO crescimento vertiginoso das exportações de manufaturados e a rápida difusão da conteinerização, nos últimos ativos, têm ressaltado questões sobre a adequação dos portos brasileiros fiara a atendimento das novas necessidades comerciais do pais. Neste sentido, o estuda investiga os determinantes da escolha de utilização de contêiner versus acondicionamento convencional, na exportação de manufaturados. A partir da análise dos determinantes dos decisões logísticas envolvidas no processo de exportação, propõe-se e estima-se um modelo de decisão probabilistica, do tipo logit. Os resultados revelam que a escolha de conteinerização está associada, de forma predominante, às características do parto de destino, ao custo de transporte e às características do lote de carga (valor e tamanho). Discutem-se também as implicações dos resultados para a política de transportes
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