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Agricultura e produção de energia : um modelo de programação linear para avaliação econômica do PROÁLCOOL

By: TOURINHO, Octávio Augusto Fontes.
Contributor(s): FERREIRA, Léo da Rocha | PIMENTEL, Ruderico Ferraz.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, Abril 1987Pesquisa e Planejamento Econômico: PPE 17, 1, p. 19-64Abstract: O objetivo principal deste trabalho é a avaliação do Programa Nacional do Álcool (PROALCOOL) e de seus impactos econômicos. Com este intuito, utilizou-se uma modelo de programação linear dinâmico apara examinar os deslocamentos espaciais e temporais de culturas provocados pelo Programa, o "custo social" do álcool e seus impactos diretos no balanço de pagamentos do Pais.Abstract: Os principais resultados do modelo mostram que o PROALOOOL não acarreta custos domésticos substanciais na forma de elevação dos preços agrícolas e do próprio álcool e que seu impacto na balança comercial é positivo, variando de cerca de US$ 500 milhões em 1983/84 a quase US$ 1 bilhão anuais em 1993/94. O custo marginal do álcool mostrou-se bastante elevado, sendo da ordem de US$ 89 por barril equivalente de gasolina no período 1987/96, e a viabilidade econômica do Programa fica na dependência da continuidade da evolução favorável da eficiência com que opera cada produtor, bem como da trajetória do preço internacional do petróleo
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O objetivo principal deste trabalho é a avaliação do Programa Nacional do Álcool (PROALCOOL) e de seus impactos econômicos. Com este intuito, utilizou-se uma modelo de programação linear dinâmico apara examinar os deslocamentos espaciais e temporais de culturas provocados pelo Programa, o "custo social" do álcool e seus impactos diretos no balanço de pagamentos do Pais.

Os principais resultados do modelo mostram que o PROALOOOL não acarreta custos domésticos substanciais na forma de elevação dos preços agrícolas e do próprio álcool e que seu impacto na balança comercial é positivo, variando de cerca de US$ 500 milhões em 1983/84 a quase US$ 1 bilhão anuais em 1993/94. O custo marginal do álcool mostrou-se bastante elevado, sendo da ordem de US$ 89 por barril equivalente de gasolina no período 1987/96, e a viabilidade econômica do Programa fica na dependência da continuidade da evolução favorável da eficiência com que opera cada produtor, bem como da trajetória do preço internacional do petróleo

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