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Produção, distribuição e consumo : determinantes da demanda derivada por transporte e energia

By: CASTRO, Newton de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, Dezembro 1986Pesquisa e Planejamento Econômico: PPE 16, 3, p. 713-745Abstract: Um modelo para a determinação da demanda derivada por óleo diesel, no setor de transporte de carga, é especificado e estimado para uma dada estrutura de preços. Na especificação, incorporaram-se variáveis relativas a produção agrícola e industrial, à população e aos salários. O modelo é estimado com dados tipo cross-section para o ano de 1980, obtidos para 437 zonas de tráfego do país. Os resultados revelaram que a demanda por diesel é sensível principalmente a salários (médio e total), apresentando uma elasticidade quase unitária (E = 0,9) com relação ao salário total (população constante e salário per capita variando). Segue-se em importância a produção agropecuária com uma elasticidade igual a 0,3. O valor especifico dos produtos agrícolas também afeta significativamente a demanda por diesel (r = 0,6), enquanto a produção industrial tem menos impacto (E = 0,1)
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Um modelo para a determinação da demanda derivada por óleo diesel, no setor de transporte de carga, é especificado e estimado para uma dada estrutura de preços. Na especificação, incorporaram-se variáveis relativas a produção agrícola e industrial, à população e aos salários. O modelo é estimado com dados tipo cross-section para o ano de 1980, obtidos para 437 zonas de tráfego do país. Os resultados revelaram que a demanda por diesel é sensível principalmente a salários (médio e total), apresentando uma elasticidade quase unitária (E = 0,9) com relação ao salário total (população constante e salário per capita variando). Segue-se em importância a produção agropecuária com uma elasticidade igual a 0,3. O valor especifico dos produtos agrícolas também afeta significativamente a demanda por diesel (r = 0,6), enquanto a produção industrial tem menos impacto (E = 0,1)

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