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Financiamento e custos da educação : conclusões de uma pesquisa na América Latina

By: CASTRO, Cláudio de Moura.
Contributor(s): FRIGOTTO, Gaudência | MARTINS, Ricardo de R | CÓRDOVA, Rogério A.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, abr. 1980Pesquisa e Planejamento Econômico: PPE 10, 1, p. 147-178Abstract: Neste ensaio resumimos algumas das conclusões obtidas no curso de uma pesquisa conjunta sobre custos, financiamento e eficiência de escolas latino-americanas, realizada pelo Programa ECIEL. A amostra incluiu 1.340 escolas. Escolas primárias e secundarias, públicas e particulares, urbanas e rurais foram estudadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru. Contudo, em que pese o volume dos dados recolhidos no curso da pesquisa, cingimo-nos aqui apenas a uma discussão e interpretação de alguns resultados, sugerindo ao leitor interessado consultar a publicação integral. Apresentamos a seguir um sumário das principais conclusões, com as idéias organizadas em quatro categorias gerais. Na Seção 1, descrevermos quem recebe o quê em mataria de educação. Na Seção 2, analisamos questões de ineficiência e disfunções dos sistemas educativos. Na Seção 3, discutimos brevemente os mecanismos de tomada de decisão e as configurações políticas que explicariam, ao menos em parte, a situação encontrada. Finalmente, na Seção 4, apresentamos algumas idéias de caráter geral, oriundas das conclusões apresentadas nas seções anteriores
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Neste ensaio resumimos algumas das conclusões obtidas no curso de uma pesquisa conjunta sobre custos, financiamento e eficiência de escolas latino-americanas, realizada pelo Programa ECIEL. A amostra incluiu 1.340 escolas. Escolas primárias e secundarias, públicas e particulares, urbanas e rurais foram estudadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru. Contudo, em que pese o volume dos dados recolhidos no curso da pesquisa, cingimo-nos aqui apenas a uma discussão e interpretação de alguns resultados, sugerindo ao leitor interessado consultar a publicação integral. Apresentamos a seguir um sumário das principais conclusões, com as idéias organizadas em quatro categorias gerais. Na Seção 1, descrevermos quem recebe o quê em mataria de educação. Na Seção 2, analisamos questões de ineficiência e disfunções dos sistemas educativos. Na Seção 3, discutimos brevemente os mecanismos de tomada de decisão e as configurações políticas que explicariam, ao menos em parte, a situação encontrada. Finalmente, na Seção 4, apresentamos algumas idéias de caráter geral, oriundas das conclusões apresentadas nas seções anteriores

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