<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Competição tributária regional no Brasil :
Normal view MARC view ISBD view

Competição tributária regional no Brasil : análise com um modelo egc inter-regional

By: PORSE, Alexandre Alves.
Contributor(s): HADDAD, Eduardo Amaral | RIBEIRO, Eduardo Pontual.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPEA, jun.2008Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 38, 3, p. 351-387Abstract: O debate sobre os custos e benefícios das políticas de competição tributária entre governos regionais no Brasil é muito controverso, principalmente no caso estadual. Ao contrário da literatura internacional, que avançou bastante nas últimas décadas, ainda são poucos os estudos sobre a realidade brasileira. Neste trabalho, propomos analisar os efeitos econômicos e de bem-estar da competição tributária regional no Brasil através de um arcabouço quantitativo consistente, baseado num modelo inter-regional de equilíbrio geral computável calibrado para duas regiões do país. O experimento de simulação incorpora aspectos da análise teórica e discute o papel de algumas especificidades da estrutura regional de equilíbrio geral e do federalismo brasileiro sobre os efeitos da competição tributária. Os resultados mostram que o equilíbrio de Nash do jogo de competição tributária regional caracteriza-se por concorrência predatória (race-to-the-bottom) e ganhos de bem-estar (welfare-improving). Os ganhos de consumo de bens privados são significativos e superiores às perdas na provisão de bens públicos. Através de uma análise de sensibilidade, observamos que esse resultado não seria diferente na ausência de ligações verticais ou no contexto de um sistema econômico regional fechado. Entretanto, a definição do equilíbrio de Nash e os efeitos de bem-estar são fortemente condicionados pelos pesos relativos dos bens privados e bens públicos na função-objetivo dos governos regionais, que podem ser influenciados pela dinâmica do ciclo político.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O debate sobre os custos e benefícios das políticas de competição tributária entre governos regionais no Brasil é muito controverso, principalmente no caso estadual. Ao contrário da literatura internacional, que avançou bastante nas últimas décadas, ainda são poucos os estudos sobre a realidade brasileira. Neste trabalho, propomos analisar os efeitos econômicos e de bem-estar da competição tributária regional no Brasil através de um arcabouço quantitativo consistente, baseado num modelo inter-regional de equilíbrio geral computável calibrado para duas regiões do país. O experimento de simulação incorpora aspectos da análise teórica e discute o papel de algumas especificidades da estrutura regional de equilíbrio geral e do federalismo brasileiro sobre os efeitos da competição tributária. Os resultados mostram que o equilíbrio de Nash do jogo de competição tributária regional caracteriza-se por concorrência predatória (race-to-the-bottom) e ganhos de bem-estar (welfare-improving). Os ganhos de consumo de bens privados são significativos e superiores às perdas na provisão de bens públicos. Através de uma análise de sensibilidade, observamos que esse resultado não seria diferente na ausência de ligações verticais ou no contexto de um sistema econômico regional fechado. Entretanto, a definição do equilíbrio de Nash e os efeitos de bem-estar são fortemente condicionados pelos pesos relativos dos bens privados e bens públicos na função-objetivo dos governos regionais, que podem ser influenciados pela dinâmica do ciclo político.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha