Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil : Der Strwwelpeter
By: ANDRADE, Maria da Conceição Lima de.
Contributor(s): BONA, Melita | PEREIRA, Gilson R. de M.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./abr. 2009Title translated: Pedagogy and custom education in an old children's book: Ders; Truwwelpeter.Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 30, 106, p. 131-149Abstract: A partir da análise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformando-lhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas práticos de percepção, apreciação e ação necessários à integração do indivíduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasião privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituições educativas contribuem para a adesão dos indivíduos à ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinação da criança à vida urbana e estimula a autorregulação infantil. Isso é feito pela inculcação de uma crença prática voltada a regular ritmos e relações da criança, bem como a transferir um certo número de metáforas práticas destinadas a possibilitar à criança a adesão a um mundo social marcado pelo risco.A partir da análise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformando-lhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas práticos de percepção, apreciação e ação necessários à integração do indivíduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasião privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituições educativas contribuem para a adesão dos indivíduos à ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinação da criança à vida urbana e estimula a autorregulação infantil. Isso é feito pela inculcação de uma crença prática voltada a regular ritmos e relações da criança, bem como a transferir um certo número de metáforas práticas destinadas a possibilitar à criança a adesão a um mundo social marcado pelo risco.
ISSN eletrônico: 16784626
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