<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil :
Normal view MARC view ISBD view

Pedagogia e educação dos costumes num antigo livro infantil : Der Strwwelpeter

By: ANDRADE, Maria da Conceição Lima de.
Contributor(s): BONA, Melita | PEREIRA, Gilson R. de M.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./abr. 2009Title translated: Pedagogy and custom education in an old children's book: Ders; Truwwelpeter.Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 30, 106, p. 131-149Abstract: A partir da análise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformando-lhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas práticos de percepção, apreciação e ação necessários à integração do indivíduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasião privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituições educativas contribuem para a adesão dos indivíduos à ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinação da criança à vida urbana e estimula a autorregulação infantil. Isso é feito pela inculcação de uma “crença prática” voltada a regular ritmos e relações da criança, bem como a transferir um certo número de “metáforas práticas” destinadas a possibilitar à criança a adesão a um mundo social marcado pelo risco.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A partir da análise de um livro infantil originalmente publicado na Alemanha em 1845, Der Struwwelpeter, de autoria de Heinrich Hoffmann, o presente estudo apreende os modos pelos quais as pedagogias difusas atuam sobre os agentes, conformando-lhes tanto a estrutura dos sentimentos quanto os esquemas práticos de percepção, apreciação e ação necessários à integração do indivíduo ao mundo social. Considera-se que o estudo de livros infantis constitui ocasião privilegiada para desvelar as formas pelas quais as instituições educativas contribuem para a adesão dos indivíduos à ordem social. Conclui-se que a pedagogia do livro mencionado favorece a subordinação da criança à vida urbana e estimula a autorregulação infantil. Isso é feito pela inculcação de uma “crença prática” voltada a regular ritmos e relações da criança, bem como a transferir um certo número de “metáforas práticas” destinadas a possibilitar à criança a adesão a um mundo social marcado pelo risco.

ISSN eletrônico: 16784626

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha