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A produção compartilhada de conhecimentos : o software público brasileiro

By: FREITAS, Christiana Soares.
Contributor(s): MEFFE, Corinto.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Belo Horizonte : PRODABEL, Dezembro 2008Revista Informática pública - IP 10, 2, p. 37-52Abstract: O objetivo principal deste artigo é apresentar a iniciativa do Governo Federal brasileiro de desenvolvimento do conceito de software público como um exemplo da tendência atual de produção compartilhada de conhecimento científico-tecnológico. A teoria aqui aplicada para a compreensão desse momento histórico é a da economia da informação em rede, desenvolvida por autores contemporâneos como [Benk06], [TaWi07]. A iniciativa governamental será exposta como aspecto constitutivo do cenário que caracteriza a segunda fase da Revolução Tecnológica e Informacional contemporânea. O conceito tem a sua aplicação prática na estrutura oferecida pelo Portal do Software Público Brasileiro, um dos espaços virtuais destinados à produção e disseminação compartilhada de conhecimento. O Brasil apresenta, com essa proposta, um modelo de competitividade autêntica, apontando possibilidades significativas de desenvolvimento socioeconômico e fornecendo elementos analíticos significativos para teorias que visam à compreensão das inovações tecnológicas e seu papel na atualidade.
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O objetivo principal deste artigo é apresentar a iniciativa do Governo Federal brasileiro de desenvolvimento do conceito de software público como um exemplo da tendência atual de produção compartilhada de conhecimento científico-tecnológico. A teoria aqui aplicada para a compreensão desse momento histórico é a da economia da informação em rede, desenvolvida por autores contemporâneos como [Benk06], [TaWi07]. A iniciativa governamental será exposta como aspecto constitutivo do cenário que caracteriza a segunda fase da Revolução Tecnológica e Informacional contemporânea. O conceito tem a sua aplicação prática na estrutura oferecida pelo Portal do Software Público Brasileiro, um dos espaços virtuais destinados à produção e disseminação compartilhada de conhecimento. O Brasil apresenta, com essa proposta, um modelo de competitividade autêntica, apontando possibilidades significativas de desenvolvimento socioeconômico e fornecendo elementos analíticos significativos para teorias que visam à compreensão das inovações tecnológicas e seu papel na atualidade.

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