<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Educação e responsabilidade empresarial :
Normal view MARC view ISBD view

Educação e responsabilidade empresarial : "novas" modalidades de atuação da esfera privada na oferta educacional

By: SILVA, Maria Silva.
Contributor(s): SOUZA, Silvana Aparecida.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, out. 2009Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 30, 108, p. 779-798Abstract: A intensificação da simbiose entre as esferas pública e privada é coetânea das mutações operadas em nível macro social derivadas, sobretudo, dos processos de reforma do estado e das mudanças no mundo do trabalho. Neste artigo colocaremos em relevo os arenosos terrenos do espaço público e a expansão da intervenção do setor privado. Recuperamos os discursos, políticas e práticas do empresariado para a educação escolar mediante os dispositivos da responsabilidade social empresarial e do trabalho voluntário. Evidencia-se que esses mecanismos estão em consonância com a lógica mercantil do capitalismo neo-clássico mediante duas dimensões: a ambientação do (futuro) trabalhador aos processos de reestruturação produtiva e a naturalização da “solidariedade entre emprego e não emprego”, por meio do “trabalho voluntário” neste novo ciclo de produção da mais-valia.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A intensificação da simbiose entre as esferas pública e privada é coetânea das mutações operadas em nível macro social derivadas, sobretudo, dos processos de reforma do estado e das mudanças no mundo do trabalho. Neste artigo colocaremos em relevo os arenosos terrenos do espaço público e a expansão da intervenção do setor privado. Recuperamos os discursos, políticas e práticas do empresariado para a educação escolar mediante os dispositivos da responsabilidade social empresarial e do trabalho voluntário. Evidencia-se que esses mecanismos estão em consonância com a lógica mercantil do capitalismo neo-clássico mediante duas dimensões: a ambientação do (futuro) trabalhador aos processos de reestruturação produtiva e a naturalização da “solidariedade entre emprego e não emprego”, por meio do “trabalho voluntário” neste novo ciclo de produção da mais-valia.

Educação e Trabalho. Público e Privado na Educação. Educação e Empresa.

ISSN eletrônico: 16784626

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha