Ciência e educação : a propósito do bicentenário do nascimento de Charles Darwin
By: PINO, Angel.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, out. 2009Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 30, 108, p. 845-866Abstract: Este artigo visa à evocação da memória do grande naturalista e cientista britânico Charles Darwin no bicentenário do seu nascimento. A melhor maneira de evocar sua memória é trazer à reflexão dos leitores as idéias de suas três obras maiores: A origem das espécies (1859), A descendência do homem (1871) e A expressão das emoções no homem e nos animais (1872). Após apresentar a importância e a oportunidade de Darwin no debate contemporâneo, o texto inicia com uma rápida referência aos antecedentes históricos da "teoria da evolução" e às reações que ela produz. Na sequência, a obra de Darwin é situada no contexto histórico da sua época. Apresenta-se também um breve histórico das três obras maiores e uma análise das sua principais ideias. Conclui-se o texto com uma indicação sumária de algumas questões que as ideias de Darwin colocam á ciência contemporânea e, em especial, á reflexão no campo da Educação.Este artigo visa à evocação da memória do grande naturalista e cientista britânico Charles Darwin no bicentenário do seu nascimento. A melhor maneira de evocar sua memória é trazer à reflexão dos leitores as idéias de suas três obras maiores: A origem das espécies (1859), A descendência do homem (1871) e A expressão das emoções no homem e nos animais (1872). Após apresentar a importância e a oportunidade de Darwin no debate contemporâneo, o texto inicia com uma rápida referência aos antecedentes históricos da "teoria da evolução" e às reações que ela produz. Na sequência, a obra de Darwin é situada no contexto histórico da sua época. Apresenta-se também um breve histórico das três obras maiores e uma análise das sua principais ideias. Conclui-se o texto com uma indicação sumária de algumas questões que as ideias de Darwin colocam á ciência contemporânea e, em especial, á reflexão no campo da Educação.
Charles Darwin. Evolução. Biologia e cultura. Natureza humana. Educação.
ISSN eletrônico: 16784626
There are no comments for this item.