<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Uma avaliação do programa bolsa família :
Normal view MARC view ISBD view

Uma avaliação do programa bolsa família : focalização e impacto na distribuição e da renda e pobreza

By: TAVARES, Priscilla Albuquerque.
Contributor(s): PAZELLO, Elaine Toldo | FERNANDES, Reynaldo | CAMELO, Rafael de Sousa.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPEA, Abril 2009Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 39, 1, p. 25-58Abstract: Este artigo avalia a focalização e o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a pobreza e a desigualdade de renda para os estados brasileiros, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004. Avalia também as mudanças nos indicadores de focalização e o impacto relativo a duas simulações: a primeira considera a hipótese de o governo adotar como mecanismo de seleção o proxy means-test (PMT), mantendo o custo atual da política. A segunda simulação considera um aumento no tamanho do programa, mantendo sua regra de seleção atual. Os resultados sugerem que o sucesso na focalização depende do orçamento disponível nos estados, bem como na eficiência da seleção local, que pode estar relacionada à severidade da pobreza em cada localidade. A comparação entre as simulações mostra que o programa poderia obter melhores resultados de focalização caso o governo adotasse o mecanismo de seleção alternativo da primeira simulação vis-à-vis a expansão da política considerada na segunda simulação. A natureza dos impactos nos estados e entre as simulação depende do perfil dos beneficiários selecionados.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo avalia a focalização e o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a pobreza e a desigualdade de renda para os estados brasileiros, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004. Avalia também as mudanças nos indicadores de focalização e o impacto relativo a duas simulações: a primeira considera a hipótese de o governo adotar como mecanismo de seleção o proxy means-test (PMT), mantendo o custo atual da política. A segunda simulação considera um aumento no tamanho do programa, mantendo sua regra de seleção atual. Os resultados sugerem que o sucesso na focalização depende do orçamento disponível nos estados, bem como na eficiência da seleção local, que pode estar relacionada à severidade da pobreza em cada localidade. A comparação entre as simulações mostra que o programa poderia obter melhores resultados de focalização caso o governo adotasse o mecanismo de seleção alternativo da primeira simulação vis-à-vis a expansão da política considerada na segunda simulação. A natureza dos impactos nos estados e entre as simulação depende do perfil dos beneficiários selecionados.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha