<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Infraestrutura, crescimento e desigualdade regional :
Normal view MARC view ISBD view

Infraestrutura, crescimento e desigualdade regional : uma projeção dos impactos dos investimentos do programa de aceleração do crescimento (PAC) em Minas Gerais

By: Domingues, Edson Paulo.
Contributor(s): MAGALHÃES, Aline Souza | FARIA, Weslem Rodrigues.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPEA, Abril 2009Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 39, 1, p. 121-158Abstract: O objetivo deste artigo é projetar os efeitos regionais de investimentos em infraestrutura, analizando seus impactos sobre o crescimento e desigualdade regional. Para isso, o artigo parte do conjunto de investimentos em infraestrutura em Minas Gerais previstos para o periódo 2008-2011 no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A análise baseia-se em um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) multirregional para a economia brasileira. Tal modelo é bottom-up para o 27 estados e top-down para as 558 microrregiões do Brasil, e permite produzir projeções de impacto dos investimentos do PAC em Minas Gerais e suas microrregiões, assim como efeitos de vazamento e spillover para os demais estados da Federação. Os resultados indicam que os investimentos, tomados em conjunto, contribuem significativamente para o crescimento de Minas Gerais, mas tendem a aumentar a desigualdade regional no estado no longo prazo.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo deste artigo é projetar os efeitos regionais de investimentos em infraestrutura, analizando seus impactos sobre o crescimento e desigualdade regional. Para isso, o artigo parte do conjunto de investimentos em infraestrutura em Minas Gerais previstos para o periódo 2008-2011 no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A análise baseia-se em um modelo de equilíbrio geral computável (EGC) multirregional para a economia brasileira. Tal modelo é bottom-up para o 27 estados e top-down para as 558 microrregiões do Brasil, e permite produzir projeções de impacto dos investimentos do PAC em Minas Gerais e suas microrregiões, assim como efeitos de vazamento e spillover para os demais estados da Federação. Os resultados indicam que os investimentos, tomados em conjunto, contribuem significativamente para o crescimento de Minas Gerais, mas tendem a aumentar a desigualdade regional no estado no longo prazo.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha