Estruturação das redes de fast food : um estudo empírico sobre os antecedentes do franchising e suas implicações sobre o desempenho das firmas
By: DAVIDOVITSCH, Lia.
Contributor(s): CALDAS, Luiz Fernando | SILVA, Jorge Ferreira da.
Material type: ArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, out./nov./dez. 2009RA - USP Revista de Administração 44, 4, p. 299-312Abstract: Na pesquisa aqui relatada, buscou-se identificar os fatores que influenciam a adoção e o desenvolvimento do sistema de franchising, bem como entender a relação entre seu grau de utilização e o desempenho das firmas franqueadoras. Com base na literatura, foram desenvolvidos dois modelos estruturais teóricos utilizando fatores preconizados pelas teorias da escassez de recursos, dos custos de transação e da agência. Os modelos foram testados pela técnica da modelagem de equações estruturais, alcançando bons níveis de ajuste geral. Na investigação empírica, utilizaram-se informações de domínio público sobre 88 redes de fast food que operam no Brasil. Os resultados indicaram que tanto fatores ligados à teoria da escassez de recursos quanto fatores associados à teoria da agência apresentaram efeitos significantes sobre o nível de utilização do franchising e desempenho das firmas franqueadoras. A análise da influência da maturidade das firmas permitiu identificar que o efeito da utilização do franchising sobre o desempenho é mais significativo para as empresas mais jovens do que para as mais maduras.Na pesquisa aqui relatada, buscou-se identificar os fatores que influenciam a adoção e o desenvolvimento do sistema de franchising, bem como entender a relação entre seu grau de utilização e o desempenho das firmas franqueadoras. Com base na literatura, foram desenvolvidos dois modelos estruturais teóricos utilizando fatores preconizados pelas teorias da escassez de recursos, dos custos de transação e da agência. Os modelos foram testados pela técnica da modelagem de equações estruturais, alcançando bons níveis de ajuste geral. Na investigação empírica, utilizaram-se informações de domínio público sobre 88 redes de fast food que operam no Brasil. Os resultados indicaram que tanto fatores ligados à teoria da escassez de recursos quanto fatores associados à teoria da agência apresentaram efeitos significantes sobre o nível de utilização do franchising e desempenho das firmas franqueadoras. A análise da influência da maturidade das firmas permitiu identificar que o efeito da utilização do franchising sobre o desempenho é mais significativo para as empresas mais jovens do que para as mais maduras.
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