<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Estruturação das redes de fast food :
Normal view MARC view ISBD view

Estruturação das redes de fast food : um estudo empírico sobre os antecedentes do franchising e suas implicações sobre o desempenho das firmas

By: DAVIDOVITSCH, Lia.
Contributor(s): CALDAS, Luiz Fernando | SILVA, Jorge Ferreira da.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, out./nov./dez. 2009RA - USP Revista de Administração 44, 4, p. 299-312Abstract: Na pesquisa aqui relatada, buscou-se identificar os fatores que influenciam a adoção e o desenvolvimento do sistema de franchising, bem como entender a relação entre seu grau de utilização e o desempenho das firmas franqueadoras. Com base na literatura, foram desenvolvidos dois modelos estruturais teóricos utilizando fatores preconizados pelas teorias da escassez de recursos, dos custos de transação e da agência. Os modelos foram testados pela técnica da modelagem de equações estruturais, alcançando bons níveis de ajuste geral. Na investigação empírica, utilizaram-se informações de domínio público sobre 88 redes de fast food que operam no Brasil. Os resultados indicaram que tanto fatores ligados à teoria da escassez de recursos quanto fatores associados à teoria da agência apresentaram efeitos significantes sobre o nível de utilização do franchising e desempenho das firmas franqueadoras. A análise da influência da maturidade das firmas permitiu identificar que o efeito da utilização do franchising sobre o desempenho é mais significativo para as empresas mais jovens do que para as mais maduras.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Na pesquisa aqui relatada, buscou-se identificar os fatores que influenciam a adoção e o desenvolvimento do sistema de franchising, bem como entender a relação entre seu grau de utilização e o desempenho das firmas franqueadoras. Com base na literatura, foram desenvolvidos dois modelos estruturais teóricos utilizando fatores preconizados pelas teorias da escassez de recursos, dos custos de transação e da agência. Os modelos foram testados pela técnica da modelagem de equações estruturais, alcançando bons níveis de ajuste geral. Na investigação empírica, utilizaram-se informações de domínio público sobre 88 redes de fast food que operam no Brasil. Os resultados indicaram que tanto fatores ligados à teoria da escassez de recursos quanto fatores associados à teoria da agência apresentaram efeitos significantes sobre o nível de utilização do franchising e desempenho das firmas franqueadoras. A análise da influência da maturidade das firmas permitiu identificar que o efeito da utilização do franchising sobre o desempenho é mais significativo para as empresas mais jovens do que para as mais maduras.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha