<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Evolução e avaliação da utilização do sistema kanban em empresas paulistas
Normal view MARC view ISBD view

Evolução e avaliação da utilização do sistema kanban em empresas paulistas

By: LAGE JUNIOR, Muris.
Contributor(s): GODINHO FILHO, Moacir.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, out./nov./dez. 2009RA - USP Revista de Administração 44, 4, p. 380-395Abstract: Neste trabalho, partiu-se da hipótese de que as mudanças recentes ocorridas no cenário competitivo industrial correspondem às condições reconhecidamente desfavoráveis ao uso do sistema kanban. Primeiramente, por meio de um survey em 30 empresas do estado de São Paulo que implantaram o kanban no início da década de 1990, verifica-se se o kanban continua sendo utilizado nessas empresas. Os resultados mostram que nenhuma delas utiliza mais um kanban originalmente criado pela Toyota. Diante dessa constatação, é proposto um procedimento para a avaliação do uso do kanban em empresas industriais. De acordo com tal procedimento, as vantagens do sistema kanban estão relacionadas a suas características de funcionamento e, portanto, adaptações realizadas empiricamente em empresas fazem com que esse sistema deixe de proporcionar as vantagens para as quais foi idealizado. O procedimento proposto é ilustrado por meio de sua utilização em dois estudos de caso.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Neste trabalho, partiu-se da hipótese de que as mudanças recentes ocorridas no cenário competitivo industrial correspondem às condições reconhecidamente desfavoráveis ao uso do sistema kanban. Primeiramente, por meio de um survey em 30 empresas do estado de São Paulo que implantaram o kanban no início da década de 1990, verifica-se se o kanban continua sendo utilizado nessas empresas. Os resultados mostram que nenhuma delas utiliza mais um kanban originalmente criado pela Toyota. Diante dessa constatação, é proposto um procedimento para a avaliação do uso do kanban em empresas industriais. De acordo com tal procedimento, as vantagens do sistema kanban estão relacionadas a suas características de funcionamento e, portanto, adaptações realizadas empiricamente em empresas fazem com que esse sistema deixe de proporcionar as vantagens para as quais foi idealizado. O procedimento proposto é ilustrado por meio de sua utilização em dois estudos de caso.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha